PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIA CLAUDIA VIRGÍNIA DE LIMA

DISCENTE: MARIA CLAUDIA VIRGÍNIA DE LIMA
DATA : 02/10/2023
LOCAL: Online

POLÍTICA INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO E GÊNERO: UM ESTUDO DO PROCESSO DE ATUAÇÃO DOS NÚCLEOS DE ESTUDO DE GÊNERO IMPLEMENTADOS EM ESCOLAS DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO.

Intersetorialidade; política pública educacional; teoria da atuação.

O presente estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da região metropolitana do Recife têm atuado a política intersetorial de educação e gênero a partir da estruturação dos NEGs? Nesse sentido, nosso objetivo geral é investigar como as escolas de Referência em Ensino Médio têm atuado a política intersetorial de educação e gênero, materializada nos Núcleos de Estudos de Gênero e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, fruto da parceria entre a Secretaria da Mulher e a Secretaria da Educação do estado de Pernambuco. Nossos objetivos específicos são I. investigar os mecanismos de articulação da política intersetorial que orientam estruturação dos Núcleos de Estudos de Gênero nas EREMs da Região Metropolitana de Recife (RMR) e II. analisar o processo de atuação das EREMs da RMR Metropolitana na estruturação e funcionamento dos Núcleos de Estudos de Gênero. Além das aproximações pertinentes com a literatura que trata da intersetorialidade como modelo de gestão, tomamos como referencial teórico, para compreensão da forma a qual essa ação vem se materializando nos campos de investigação, a Teoria da Atuação desenvolvida por Ball, Maguire e Braun (2016), segundo a qual, na perspectiva das políticas públicas educacionais, são os sujeitos sociais escolares que efetivam concretamente as políticas públicas dando-lhes funcionalidade, sentido e significado. Esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, feita através da análise de questionários a partir do método de análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2016). Os resultados encontrados apontam que apesar de os sujeitos responsáveis pela intersetorialidade apresentarem concepções bem formuladas da mesma, seus relatos apontam que, na prática, esse modelo de gestão esbarra em diversos entraves que tornam sua concretização insuficiente. No que tange a atuação da política, em encontro ao que aponta Ball e colaboradores (2016) foi possível observarmos diferentes formas de atuação para uma mesma política em movimento.

Interna - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JEFFERSON MAINARDES - UEPG
Presidente - 2130275 - MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Notícia cadastrada em: 25/09/2023 14:34