PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SELMA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SELMA MARIA DA SILVA
DATA : 10/10/2023
LOCAL: CE - REMOTA
TÍTULO:

EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL PARA FORMAÇÃO HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Emoções, Ensino fundamental, Educação socioemocional, Integralidade, Formação Humana.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

A pesquisa busca investigar práticas educacionais voltadas para o desenvolvimento de uma possível educação socioemocional de alunos pertencentes a uma turma do 1o ano do ensino fundamental I e suas contribuições para formação humana, em uma escola municipal da cidade de Vitória de Santo Antão – localizada na zona da mata Pernambucana. Reconhecemos o importante papel das emoções no desenvolvimento da educação no ambiente escolar. Apreciando no ser humano a importância de sua integralidade no que diz respeito a multidimensionalidade (física, sensorial, emocional, mental, espiritual), e que estas devem ser contempladas e cuidadas de maneira integral. Deste modo, a educação deve atuar de maneira constitutiva na vida de todos as pessoas desde a primeira infância e ao longo de todo processo educativo. Destacando aqui o ensino fundamental, sendo o período mais extenso na vida de um estudante no sistema educacional brasileiro, assim sendo, admitimos sua basilar relevância no percurso de formação dos alunos em sua vida escolar. Nessa pesquisa temos como objetivos: geral - compreender possibilidades de promover Educação Socioemocional para Formação Humana em uma escola pública, e específicos - vivenciar práticas pedagógicas de Educação Socioemocional para Formação Humana com crianças do ensino fundamental, e Recomendar um processo interventivo de ESFH como parte do currículo desta etapa do ensino, vivências de sala de aula que demandem contemplar o autoconhecimento e integrar este momento de aprendizagem a formação do ser humano. Tendo em vista a promoção de momentos de reflexão e saberes sobre o autoconhecimento emocional em meio a rotina escolar através das práticas escolares, de maneira intencional de modo a integrar assuntos contidos no currículo do município de maneira transversal aos conteúdos abordados em sala de aula na medida em que surgem diferentes percepções, situações, assuntos, conflitos. E que se configurariam momentos essenciais para a realização do fenômeno educativo: educando, o educador e a tarefa educacional. E que ao trabalharmos aspectos emocionais importantes no estabelecimento das relações dos sujeitos no ambiente escolar, eles possam adquirir conhecimentos socioemocionais necessários ao cultivo de valores mais sutis do ser humano e o estabelecimento de relações saudáveis. A investigação se dará através de uma pesquisa qualitativa exploratória participante, com a realização de vivencias com a turma, experienciadas durante a minha prática como docente durante o segundo semestre do ano letivo de 2023 em uma turma no ensino fundamental (como professora regente), relacionando a diferentes concepções teóricas e éticas sobre a importância da educação socioemocional no contexto escolar e seu importante amparo formativo, apontando limites e possibilidades para se trabalhar a temática com a turma. Por meio de instrumentos metodológicos como diário de campo, registros fotográficos, vivencias de atividades, e conversas informais. Também realizaremos análise de documentos oficiais da educação que norteiam o sistema de ensino de abrangência nacional e regional sob o âmbito de sua contribuição para esse viés da educação, e a vivência de práticas integradas ao contexto de sala de aula sobre um olhar integral da educação socioemocional para a formação humana, assim como, análises dos conteúdos contribuintes da pesquisa. Foram constatadas... integração dos conteúdos escolares e o autoconhecimento dos educandos, suas curiosidades, indagações e valores através de ações pedagógicas, é uma tarefa hercúlea, pois, além das demais demandas exigidas pela rede de ensino, carências das leis com relação ao assunto, barreiras comportamentais, psicológicas e arquitetônicas influenciam diretamente no engajamento desse aluno, carecem de um maior engajamento dos componentes que fazem parte do dia a dia escolar (Gestão, coordenadores, professores, merendeiros, porteiros, etc) e secretários de educação municipal/formadores pertencentes a rede educacional carecem de um olhar mais abrangente com relação a integralidade do fazer educacional. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3776598 - ANA PAULA FERNANDES DA SILVEIRA MOTA - UFPEPresidente - ***.644.624-** - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Interno - ***.703.054-** - EZIR GEORGE SILVA - UFRPE
Externo à Instituição - MARCOS MORAES VALENCA
Notícia cadastrada em: 19/09/2023 08:18
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