PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSE RONALDO VASCONCELOS NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RONALDO VASCONCELOS NUNES
DATA : 28/09/2023
LOCAL: SALA D14

Democratização das universidades federais em Pernambuco: a interiorização, o acesso e a permanência.

Interiorização da universidade pública; Política de educação superior; Acesso à educação superior; Educação superior.

Diante do processo de expansão das universidades federais brasileiras, observada nas primeiras décadas do século XXI, o presente estudo chama a atenção para o fenômeno da interiorização das mesmas no estado de Pernambuco – Brasil. O objetivo foi analisar se o processo de interiorização das universidades públicas federais implementado no referido território, alcançou os objetivos de democratização, conforme pretendiam as políticas públicas sugeridas. Utilizou-se como percurso metodológico a triangulação de métodos; que permitiu uma análise a partir de posições distintas do observador e permitiu a observação da relação estabelecida entre problema – objetivo – método. Foram utilizados a análise documental, revisão narrativa da literatura e a pesquisa telematizada. Utilizou-se a compreensão de campo e de habitus do sociólogo Pierre Bourdieu como fundamentação para refletir sobre as características dessa interiorização e o que representa de desafio para a educação superior. A expansão e interiorização da universidade no Brasil, no referido período, aconteceu como política pública que se contrapôs ao modelo elitista de universidade, ao mesmo tempo que representou garantia de expansão do setor privado do setor. As universidades públicas federais criadas no interior do estado de Pernambuco apresentaram sintonia com políticas de desenvolvimento econômico, e se caracterizaram como importantes para metas de inclusão democrática, no contexto territorial, social e econômico. Os 45 cursos distribuídos em cinco unidades consideradas para análise apresentaram avaliações satisfatórias de qualidade, assim como representaram avanços em relação a inclusão de mulheres, população negra, de baixa renda e de moradores das regiões de influência imediata das cidades sede dessas universidades. Esses resultados estão diretamente relacionados a políticas de inclusão implantadas tanto no âmbito federal quanto no espaço destas universidades. Na mesma condição que se identificou que o processo de democratização das universidades federais no interior de Pernambuco se efetivou, percebe-se que o mesmo representa a criação de um novo habitus dentro do campo universitário, que provoca novas configurações de lutas dentro do mesmo.

Externa à Instituição - ANA CLAUDIA OLIVEIRA DA SILVA
Interna - 3435525 - ANA LUCIA BORBA DE ARRUDA
Interno - ***.566.224-** - ASSIS LEAO DA SILVA - IFPE
Externo à Instituição - JOAO FERREIRA DE OLIVEIRA - UFG