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Banca de DEFESA: CAMILA MARIA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MARIA OLIVEIRA
DATA : 04/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ARTEFATOS CURRICULARES COMO TECNOLOGIAS DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL: LIÇÕES PARA O EMPRESARIAMENTO DA INFÂNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Governamentalidade Neoliberal. Artefatos Curriculares. Infância. modos de subjetivação.


PÁGINAS: 194
RESUMO:

Esta tese, realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE, no núcleo de
Formação de Professores e Prática Pedagógica, intitulada “Artefatos curriculares como
tecnologias da governamentalidade neoliberal: lições para o empresariamento da infância”,
tem como objeto de investigação práticas discursivas materializadas em artefatos curriculares
contemporâneos e como esses podem atuar no governamento da infância com fins ao
empresariamento. Neste trabalho, os artefatos curriculares são compreendidos como uma
materialidade que compõe o dispositivo biopolítico: escola, cujas lições educativas
engendradas por tecnologias de poder e de si, rituais e estratégias, operam a partir de uma
racionalidade neoliberal. Sendo assim, nossa pesquisa está inscrita nas articulações entre o
governo da infância, a governamentalidade neoliberal e empreendedorismo de si. A análise
nesse texto tese apresentou como foco o estudo do governo da infância e a forma como a partir
do discurso do empreendedorismo, que consideramos um dos importantes operadores da
governamentalidade neoliberal, o empresariamento de infâncias pode ser produzido. O estudo
objetiva explicitar enunciados que remontam a memória discursiva de um modo de ser
infância-empresa, bem como analisar as práticas discursivas do governamento da infância que
constituem uma racionalidade neoliberal posta em funcionamento, a partir dos artefatos
curriculares analisados: manual e livro didático. Com o aporte teórico-analítico das discussões
de Michel Foucault, Alfredo Veiga-Neto, Sylvio Gadelha, Maria Bujes e Sílvio Gallo, foi possível
compreender e analisar artefatos curriculares, como possíveis produtores de subjetivação,
operando e fabricando uma infância-empresa no campo da escolarização. Nosso corpus
compreendeu o “Manual do Empreendedor Mirim”, material elaborado pelo Programa de
Extensão ESAG KIDS, da Universidade do Estado de Santa Catarina. E o livro didático, do aluno,
intitulado “Fazendo acontecer: poderes empreendedores”, desenvolvido por uma equipe
multidisciplinar, sob a coordenação do professor José Dornelas, um dos grandes especialistas
brasileiros em empreendedorismo. Em nossa análise, utilizamos o arcabouço metodológico da
abordagem arqueogenealógica dos estudos foucaultianos. A análise problematiza os artefatos
curriculares em seus efeitos produtivos do poder, mas especificamente a partir de lições, em
um sentido ritualístico, como esses podem indicar modernas práticas de subjetivação nas
infâncias. Demonstramos na análise, a partir do corpus de lições: 1) lições para empresariar-se;
2) lições ver-se empreendedor; 3) lições do modelo e 4) lições se vira sozinho, como a
governamentalidade neoliberal, por intermédio da cultura do empreendedorismo, está
materializada nos enunciados dessas lições, e podem indicar o governamento das condutas das
crianças na atualidade, assim como essas lições podem modular as crianças, as direcionando
para que sua própria vida se confunda em um empreendimento que se deve gerir. Nessa
perspectiva, nosso trabalho propõe uma reflexão para que se possa compreender o que está ocorrendo hoje na educação, em especial nos artefatos curriculares, voltados às infâncias para criar/moldar infâncias-empresa. Dito de outro modo, compreender outras formas de governamento da infância, a partir de práticas discursivas do campo pedagógico, em nosso tempo presente.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - FLAVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS - UFPA
Interno - 2331083 - ALEXANDRE SIMAO DE FREITAS
Externa ao Programa - 2652203 - JANAYNA SILVA CAVALCANTE DE LIMA - nullExterna à Instituição - PATRÍCIA IGNÁCIO - UFRN
Presidente - 1134531 - ROSANGELA TENORIO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 16:58
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