PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GRACIELE MARIA COELHO DE ANDRADE GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GRACIELE MARIA COELHO DE ANDRADE GOMES
DATA : 22/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

“CAMINHANDO E CANTANDO E SEGUINDO A CANÇÃO, APRENDENDO E ENSINANDO UMA NOVA LIÇÃO”: contribuições de mulheres artistas à educação para o “nunca mais”.


PALAVRAS-CHAVES:

história das mulheres; história da educação; mulher artista; regime civil-militar.


PÁGINAS: 310
RESUMO:

Nesta pesquisa doutoral que alia elementos da História das Mulheres, da História das Sensibilidades e da História da Educação, o objeto de pesquisa foram as narrativas de mulheres artistas que experienciaram o autoritarismo do regime civil militar (1964-1985) no estado de Pernambuco. Assim, o objetivo geral desta investigação consiste em analisar a formação e atuação de mulheres artistas que experienciaram o regime civil-militar no estado de Pernambuco e como estas podem reverberar no educar para o “nunca mais. Isto porque, parte-se do pressuposto de que as memórias das mulheres artistas que vivenciaram tal período possuem uma riqueza de representações sobre a luta das mulheres por liberdade e pela garantia de direitos humanos. Neste sentido, a tese defendida é a de que o conhecimento produzido a partir de suas experiências artísticas compõem narrativas testemunhais potentes (memórias) que contribuem para uma atividade educativa contra a barbárie humana que é fruto de um contexto histórico-ideológico marcado pela política do apagamento e do esquecimento. Assim, uma vez que suas subjetividades perpassam tanto a narrativa quanto a sua arte, a contemplação e reflexão sobre os elementos imagéticos sensíveis e simbólicos presentes na memória e na produção artística dessas mulheres é capaz de afetar e produzir marcas na subjetividade das pessoas, sensibilizando-as à uma conduta ética, moral e cidadã democrática que é base do educar para o “nunca mais”. Isto porque o conhecimento produzido a partir da narrativa das suas experiências possui elementos questionadores da realidade e por isso podem construir uma versão histórica que, ao ser publicizada, é capaz de favorecer os processos de sensibilização que fortalecem a cidadania e o sentimento de empatia das pessoas. Um caminho possível, ao se buscar impedir que crianças, jovens e adultos que vivem o presente sejam reféns de uma ignorância que pode lhes colocar novamente diante de uma experiência autoritária. Ancorando-se nos referenciais teóricos da História das Mulheres (DUBY; PERROT, 1991), (PERROT, 1995) e da história Cultural (CHARTIER, 2002), buscou-se evidenciar o protagonismo feminino das mulheres artistas, as reconhecendo enquanto sujeitos históricos. Por vislumbrar a construção de um conhecimento no campo da história da educação que corrobora para o educar para o “nunca mais” (CANDAU, 2013), esta pesquisa também foi condicionada por estudos que privilegiam as sensibilidades e às experiências educativas (PESAVENTO, 2007; LARROSA, 2002). A partir de pesquisa bibliográfica, documental e da Metodologia da História Oral (ALBERTI, 2004), foram pesquisados relatórios da Comissão de Memória e Verdade, prontuários do Dops-PE, reportagens de revistas e jornais da época, e outros materiais presentes em acervo pessoal das artistas, familiares e pessoas do meio cultural de Pernambuco, para além das entrevistas de oito mulheres artistas que estiveram envolvidas em episódios de censura, repressão e autoritarismo de forma direta ou indireta, a partir de seus familiares ou pessoas próximas. O resultado das análises permite entender a memória artística como um instrumento de construção de saberes que favorece a mediação entre os sujeitos que aprendem e se constituem em sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LIA CIOMAR MACEDO DE FARIA - UERJ
Externo à Instituição - ALBERTO INÁCIO DA SILVA - PARIS 1
Externo à Instituição - FERNANDO DA SILVA CARDOSO - UPE
Externa à Instituição - MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS - UERJ
Presidente - 3101060 - RAYLANE ANDREZA DIAS NAVARRO BARRETO
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 13:20
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