PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: AECIA RODRIGUES DA SILVA CLEMENTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AECIA RODRIGUES DA SILVA CLEMENTE
DATA : 15/09/2023
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO - PPGEdu SALA D07
TÍTULO:

"AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO “SER” PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RECIFE"


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Representações Sociais - Ser Professor - Educação Infantil


PÁGINAS: 43
RESUMO:

O referente estudo se insere na temática das Representações Sociais e Identidade Docente. Nessa vertente, a escolha pelo tema, provém de nossa experiência como professora na Rede Municipal do Recife. Pois almejamos compreender como os professores da Educação Infantil se veem enquanto profissionais. Quais as representações sociais desses professores sobre o “ser professor desse nível de ensino? E de que modo o contexto social de vivência profissional desses docentes, tem caráter de influência em suas representações sociais? Portanto, com o intuito de responder a tais questões, pretendemos saber como os professores entendem o “Ser Professor da Educação Infantil na Rede Municipal do Recife? Tendo em vista que as Representações Sociais podem contribuir na compreensão desse processo. Diante de tais pressupostos, apresentamos o seguinte objetivo geral: * Compreender as representações sociais do ser professor na Educação Infantil. E como objetivos específicos, destacamos: * Identificar as representações sociais dos professores sobre a Educação Infantil; * Reconhecer as representações sociais dos professores sobre o seu papel docente; * Indicar quais representações sociais os professores compõem de si no âmbito social e quais as influências, inserções e alterações vigentes. Para alcançar os objetivos aqui traçados, adotamos como aporte teórico -metodológico a Abordagem Processual descrita por Denise Jodelet (2001) que pondera o entendimento das representações sociais para auxiliar no processo de construção da identidade dos indivíduos em contexto social. Para o respaldo teórico inerente às Representações Sociais, temos priorizado com maior veemência os estudos de Jodelet (2001), Jovchelovitch (1994), Moscovici (2012),Triani, Bizerra e Novikoff (2017). Sobre o eixo da Educação Infantil, consideramos importante a consulta do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Política de Ensino Municipal do Recife e demais materiais dentro do campo de referências com possibilidade de ampliações teóricas. Considerando o percurso de nossa pesquisa ainda em andamento, escolhemos 20 educadores para participarem enquanto sujeitos do estudo, – sendo 10 educadores dos Grupos 02 e 03 (primeira infância) e 10 educadores dos Grupos 04 e 05 (Pré-escola) atuantes com as faixas etárias dos estudantes de dois a cinco anos; objetivando contemplar as 06 (Regiões Político-Administrativas - RPAs da cidade do Recife. Assim,para atender à demanda da coleta de dados, preferimos utilizar enquanto instrumentos de pesquisa, 20 entrevistas semiestruturadas; considerando ser o mecanismo de dimensão mais apropriada ao respetivo trabalho. No que tange ao processo analítico dos dados coletados, estamos trabalhando com a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1979) e um diário de campo em caráter de precisão para maior detalhamento. Contudo, acreditamos contribuir ao entendimento das representações sociais no viés identitário dos docentes que atuam com o ensino de crianças ainda muito pequenas; trazendo a reflexão de como tal conhecimento é demasiadamente importantes às discussões acadêmicas e na formação de professores. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS - UPE
Interna - 1205112 - CLARISSA MARTINS DE ARAUJO
Presidente - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA MORAIS
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 13:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02