O trabalho docente durante a pandemia do covid 19: trabalho, home office, gênero, precarização.
trabalho docente; precarização; gênero; home office.
A pesquisa objetivou apresentar os impactos da pandemia do covid-19 no trabalho docente em decorrência dos processos de reconfiguração. Com destaque para dimensão social do gênero e os desafios enfrentados pelas professoras da educação básica da rede privada da cidade do Recife, que tiveram suas vidas transformadas durante a crise sanitária. Com o trabalho home office as mulheres retornaram para suas casas, o que no primeiro momento pode parecer vantajoso, criou condições para intensificar ainda mais esse campo do trabalho. Com o trabalho dividindo o mesmo espaço com o cuidado doméstico e familiar, a sobreposição de funções articulada a falta de apoio intensifica as jornadas de trabalho, sobrecarga junto a essas, o acúmulo das funções, falta de recursos tecnológicos e formação adequada, redução dos salários, alargamento da profissão com a inserção de novas competências, medo de perder o emprego, de ser contaminado com o vírus, torna-se decisivo no adoecimento físico e mental desta profissional. A pandemia também escancarou a mercadorização da educação, com a presença mais intensa dos setores neoliberais na venda de serviços digitais. Concluímos que a pandemia do covid-19 acelerou tendências que já estavam em curso, a privatização da educação com centralidade das tecnologias digitais que intensificaram a precarização do trabalho docente neste período. Como opção metodológica utilizamos a pesquisa narrativa, com a participação de quatro professoras atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental da rede privada na cidade de Recife. As entrevistas foram gravadas e os dados posteriormente transcritos, sistematizados e analisados levando em consideração os contextos sociais, políticos e culturais que emergiram com a crise.