PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAIMUNDO NONATO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO NONATO FERREIRA
DATA : 01/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

QUALIDADE EDUCACIONAL: ADERÊNCIAS E RESISTÊNCIAS NO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS DE PERNAMBUCO (PROGEPE)


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de gestores. Qualidade social. Qualidade total.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

O estado de Pernambuco, nos últimos anos, em relação ao contexto da reforma do Estado, por meio de alinhamento político-econômico-ideológico de governos estaduais, vem delineando suas políticas para educação com ferramentas da Nova Gestão Pública (NGP). Dentro do quadro de políticas alinhadas ao projeto governamental, a formação de agentes públicos tem sido constante, sendo o Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco (PROGEPE), um ponto de intersecção entre as políticas com elementos da NGP e a qualidade educacional. Investigando o processo formativo de gestores escolares, esta pesquisa procurou identificar a concepção de qualidade educacional hegemônica, nos projetos em disputa na arena estadual, de onde temos o projeto de qualidade do campo social-democrático e o projeto majoritário neoliberal, com foco em estratégias gerencialistas que operam com ferramentas da NGP. Nestes termos, o objetivo central deste estudo consiste em apreender as diretrizes e as influências do PROGEPE, sob a percepção e a compreensão dos diretores de escolas estaduais, acerca da qualidade educacional, relacionando-a com as diretrizes da NGP. Para este fim, utilizamos a Análise Crítica do Discurso, de Norman Fairclough. Foram analisados três tipos de textos: os textos dos módulos de ensinos das três edições do PROGEPE, dos anos de 2012, 2017 e 2019; os textos dos conteudistas dos cadernos temáticos; e os textos dos diretores escolares que passaram pelos cursos de formação continuada em gestão escolar do referido programa. Diante dos discursos analisados, percebeu-se mais aderências do que resistências ao projeto hegemônico. A qualidade social da educação, referenciada nos materiais didáticos dos cursos, não é a qualidade social defendida pelo campo democrático, sendo a qualidade social, referenciada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, uma adaptação da qualidade total. Ao final da pesquisa, foi possível chegar à qualidade “neototal”, como um conceito de qualidade educacional multifacetado. A Qualidade educacional neototal sintetiza a tendência de “novos métodos” de gestão, por meio de antigas práticas de administração e por apropriação e ressignificação de pautas do campo dos que de fato lutam por uma educação de qualidade social.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA DILNÉIA ESPÍNDOLA FERNANDES - UFMS
Interna - 2131519 - JANETE MARIA LINS DE AZEVEDO
Presidente - 2299442 - LUCIANA ROSA MARQUES
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDES DOURADO - UFG
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 02/08/2023 14:44
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