AS MULHERES, ENQUANTO SUJEITAS HISTÓRICAS, NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): uma análise a partir das representações sociais compartilhadas por licenciados(as) em História pela UFPE
Currículo; Gênero; Formação de professores; História; Representações Sociais.
O protagonismo de mulheres na História, no âmbito curricular, constitui o objeto deste estudo. Através desta pesquisa, objetivamos compreender as implicações do currículo da Licenciatura em História da UFPE nas representações sociais – RS de mulheres, enquanto sujeitas históricas, compartilhadas pelos(as) egressos(as). Para tal, definimos os objetivos específicos: analisar o currículo prescrito da Licenciatura em História da UFPE, a fim de identificar como as questões de gênero são abordadas nele; Identificar como os(as) licenciados(as) percebem as questões de gênero no currículo da Licenciatura; Apreender as RS de mulheres, enquanto sujeitas históricas, compartilhadas pelos(as) egressos(as). Metodologicamente, a pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, trata-se de um estudo exploratório/descritivo que utiliza a Análise de Conteúdo para organização e análise dos dados. Estes dados foram coletados a partir da pesquisa documental e por meio de questionários semiabertos. Quanto ao aporte teórico, usamos como lente de análise a TRS e, através da interdisciplinaridade da teoria, a articulamos aos estudos de gênero e do currículo. Através desta pesquisa, observamos que no currículo prescrito há a predominância de sujeitos(as) históricos(as) da Historiografia Tradicional, sendo as “mulheres” pouco evidenciadas. Além disso, os textos da bibliografia básica dos componentes da área de referência são majoritariamente escritos por homens e apenas pensadores homens são citados. Verificamos também que os(as) egressos(as) percebem deficiências no currículo, mas indicam que outros espaços da Universidade contribuíram para uma formação diversificada.