PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: NATHALIA FERNANDA DE MORAIS MELO

DISCENTE: NATHALIA FERNANDA DE MORAIS MELO
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Online

ANÁLISE DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE A TEORIA DE GALPERIN, OS MATERIAIS DIDÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS.

Ensino de biologia; resolução de problemas; Teoria de Galperin.

Esta dissertação apresentou como objetivo analisar as relações existentes entre a Teoria de Galperin, materiais didáticos e resolução de problemas na formação da habilidade de resolver problemas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual foi construído um material didático (apostila com conteúdos de biologia celular, proteínas e vitaminas) através de um sistema de tarefas com base na Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de Galperin. A escolha dos conteúdos foi voltada para estudantes do 3o ano do ensino médio em uma escola pública do Recife. Como instrumentos de coleta, utilizou-se as atividades propostas na apostila, além das gravações dos encontros e do registro de observação por parte da pesquisadora. Para análise desses dados utilizou-se a própria Teoria de Galperin, a partir dos indicadores de qualidade das ações, além de analisar os dados com base nas habilidades gerais necessárias para construção da habilidade de resolver problemas. Diante disto, foi possível verificar que os estudantes possuem dificuldades em assuntos da biologia que possuam relação com outras matérias, além de dificuldades em relacionar gráficos e diagramas que mostram informações necessárias para resolução do problema. Para além das dificuldades apresentadas pelos estudantes foi observado a construção de habilidades necessárias para resolução de problemas a partir da utilização da Teoria de Galperin, como as habilidades de identificar, comparar, diferenciar e selecionar informações pertinentes no problema. Outra habilidade essencial observada foi a habilidade de cooperar entre os estudantes. Essa habilidade para Teoria de Galperin, ancorada na Teoria Histórico-cultural é necessária justamente por reconhecer a importância da dimensão social para o desenvolvimento dos sujeitos. No que se refere aos indicadores de qualidade foi percebido que as ações formadas pelos estudantes apresentaram um razoável grau de generalização, assim como de assimilação e independência. No que que se refere ao indicador do grau de solidez foi observado que as ações foram construídas de forma bastante sólida.

Externo à Instituição - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FAÇANHA - UFRN
Presidente - 1080998 - PETRONILDO BEZERRA DA SILVA
Externa à Instituição - VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 01/08/2023 15:24