PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: LUIZ CARLOS CARVALHO SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ CARLOS CARVALHO SIQUEIRA
DATA : 18/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO CAMPO DISCIPLINAR NO BRASIL: DISPUTAS E ARTICULAÇÕES DISCURSIVAS NOS ENEJA


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria do Discurso; ENEJA; Comunidade Disciplinar; Lógicas sociais; Lógicas políticas; Lógicas fantasmáticas.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A Educação de Jovens e Adultos, ao longo do tempo, tem se constituído como um campo de intervenção na defesa dos direitos sociais, naquilo que se associa ao campo do Direito à Educação. Mais recentemente, ela tem sido marcada por fissurações, apagamentos e tensionamentos e tem se organizado em diversos espaços de debates, de articulações e de formação identitária nos âmbitos locais, regionais, nacionais e internacionais. Considerando a complexidade destes movimentos, nos perguntamos, aqui: quais discursos, sobre a educação de pessoas jovens, adultas e idosas, estão em disputa na contemporaneidade nas comunidades disciplinares da Educação de Jovens e Adultos? Na busca de aprofundar as respostas a essa pergunta, este trabalho busca realizar uma investigação sobre as lógicas dos discursos de institucionalização da Educação de Jovens e Adultos que circulam em comunidades disciplinares de EJA, com foco nos Encontros Nacionais de Educação de Jovens e Adultos do Brasil, de 1999 a 2022. Dito isso, a pesquisa é construída em diálogo com a Teoria do Discurso proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015a; 2015b; 2013; 2011), em especial, mobilizando seus conceitos de discurso e hegemonia (OLIVEIRA, 2018; 2013; 2009; SILVA et al., 2017; LOPES; MENDONÇA; BURITY, 2015), incorporando, também, a noção de comunidade disciplinar (GOODSON, 2002 [1982]; 1997; COSTA; LOPES, 2016; COSTA, 2012; LOPES, 2008) e lógicas sociais, políticas e fantasmáticas (GLYNOS; BURITY; OLIVEIRA, 2019; GLYNOS; OLIVEIRA; BURITY, 2019; OLIVEIRA, 2018; 2013; 2009; GLYNOS; HOWARTH, 2007). O estudo deu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental que teve como corpora oito artigos publicados em dois periódicos nacionais especializados em EJA, treze artigos divulgados nos Anais do Grupo de Trabalho nº 18 das Reuniões Científicas Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, entre os anos de 2000 e 2021, cinco dissertações e três teses, e, ainda, quinze relatórios dos Encontros realizados entre os anos de 1999 e 2022, extraídos do site do Fórum Nacional do Educação de Jovens e Adultos. As análises indicam que o conceito de EJA no contexto brasileiro está atravessado pela construção de bases legais, formas de atendimento, organização e financiamento, na dimensão educativa há uma preocupação dele vincular-se a formação docente e na formação de uma política pública integrada de EJA. Acreditamos que tais resultados oportunizam novos questionamentos e possibilitam, também, reflexões e fundamentos para debates dos coletivos sociais e ativistas em favor da educação de pessoas jovens, adultas e idosas, além de visibilizar novos horizontes no pleito de processos educativos governamentais, uma vez que oferece uma outra forma de analisar os produtos das ações empenhadas por um dos mais importantes espaços de produção de sentido da EJA no Brasil.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - HERLON ALVES BEZERRA - IFPE
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Externo à Instituição - RAFAEL FERREIRA DE SOUZA HONORATO - UEPB
Externa à Instituição - TALITA VIDAL PEREIRA - UERJ
Notícia cadastrada em: 19/07/2023 14:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01