PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: RAFAELA RIBEIRO DE LIMA

DISCENTE: RAFAELA RIBEIRO DE LIMA
DATA : 18/08/2023
LOCAL: Online

O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E OS IMPACTOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES

Programa de Residência Pedagógica, Colégio de Aplicação, Formação inicial de professores.

Ser professor é um desafio diário. Inserir o estudante em formação, no seu campo de atuação profissional e buscar formas para que ele acompanhe a rotina escolar, articulando a teoria e a prática, são alguns dos objetivos do Programa de Residência Pedagógica. A partir desses preceitos formativos docentes, o presente trabalho teve por objetivo geral compreender como os participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), percebem a influência do programa para a formação docente. Como objetivos específicos tivemos: Compreender a percepção acerca do Programa de Residência Pedagógica, dos professores orientadores e preceptores e dos residentes; Analisar as experiências e vivências oportunizadas pelo Programa de Residência Pedagógica na Universidade e na escola campo; Investigar os impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação profissional dos residentes. Assim, buscamos refletir acerca das experiências e vivências oportunizadas pelo PRP, considerando que este é um lugar de construção e trocas de saberes docentes. O programa citado foi instituído pelo MEC em 2018, através da Portaria GAB N° 38/2018 e posteriormente regulamentado pelo Edital CAPES 06/2018. Tomamos como campo de estudo um Colégio da Rede Pública Federal de Ensino, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A investigação esteve pautada nos preceitos qualitativos, onde destacamos os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, sobre a formação de professores e contextualização da criação dos programas de formação docente, buscando compreender as pesquisas que já foram desenvolvidas a respeito do tema, aplicação de questionário no Google Docs e entrevista semiestruturada, que foi realizada com os professores orientadores, estudantes vinculados ao programa (residentes) e professores preceptores, ambos do curso de licenciatura em Educação Física. Das teorias sobre formação inicial, utilizamos sobretudo ao longo da análise os seguintes autores, como por exemplo, Pimenta (1997, 2002, 2012a, 2012b); Gatti (2012, 2014, 2013/2014); Tardif (2002, 2012); Nóvoa (1992, 2007, 2020), que apresentam o processo de formação inicial docente como um dos pontos fundamentais no processo de formação e que em suas obras postulam ideias e teorias de formação docente, saberes docentes e profissão docente. O tratamento dos dados obtidos nas entrevistas foi realizado com base na técnica de análise de conteúdo e para isso utilizaremos as contribuições teóricas de Bardin (2011) e Franco (2005). Salientamos a importância deste estudo para que se possa analisar o programa em questão e sua relação com a formação docente. A partir das análises, destacamos como resultados que o PRP apresentou-se aos residentes como uma oportunidade de maior permanência no ambiente escolar e a partir disso foi possível ter experiências de docência e um maior contato com a pesquisa acadêmica. A experiência possibilitou um maior diálogo entre a universidade e a escola, com encontros para dialogar e refletir sobre as estratégias pedagógicas e a realidade escolar, vindo a contribuir no processo de formação docente dos estudantes. Durante os relatos também foi destacado a importância do acompanhamento dos professores preceptores no percurso formativo dos licenciandos. Como resultado, ainda verificamos a partir das falas dos participantes que o PRP favoreceu a criação de um espaço de construção de novos conhecimentos, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional.

Presidente - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Externa à Instituição - VALERIA CAMPOS CAVALCANTE - UFAL
Interna - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 18/07/2023 13:25