PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSE RONIERO DIODATO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE RONIERO DIODATO
DATA : 13/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: D14
TÍTULO:

REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: VOZES QUE ECOAM EM SILÊNCIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Trajetória Escolar. Educação Inclusiva. Educação Bilíngue de Surdos. Sucesso Escolar. Língua de Sinais


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Problematizar as políticas de inclusão destinadas ao público surdo é o cerne
desta pesquisa, de cunho qualitativo, cujos questionamentos nos
direcionaram para uma análise sociopolítica das práticas das políticas no
contexto escolar. Desse modo, como objetivo geral, analisamos as
implicações das políticas de inclusão na trajetória escolar de estudantes
surdos. Os caminhos que trilhamos para este fim, nos conduziram, enquanto
objetivos específicos, a analisar aspectos marcantes que promoveram a
inclusão na trajetória escolar de estudantes surdos; caracterizar como os
estudantes surdos compreendem a sua inclusão no contexto escolar; e
relacionar como as políticas de inclusão são potencializadas a partir da voz
dos estudantes surdos. Como subsídios teórico-metodológicos da pesquisa,
apoiamo-nos no debate a respeito da constituição da identidade dos sujeitos
surdos, pautados em Hall (2006), bem como na concepção da surdez não
mais como deficiência, mas enquanto diferença linguística, ideológica,
cultural, política e identitária (SKLIAR, 2001; LULKIN, 2001; PERLIN, 1998) e

sobre a colonização e descolonização do sujeito surdo ao longo da história,

na perspectiva de Ladd (1998; 2002; 2013), com base no conceito de
Deafhood. Como campo de pesquisa, escolhemos duas escolas da rede
estadual de ensino da cidade do Recife, selecionadas por sua tradição no
atendimento a estudantes surdos e realizamos entrevista com seis sujeitos
surdos, matriculados entre as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Como suporte para a análise das políticas, nos baseamos no Ciclo de
Políticas a partir de Ball et al (2016) e Mainardes (2006). Desse modo, foi
oportunizado aos sujeitos surdos externar suas “vozes silenciadas”,
angústias e impactos das políticas de inclusão em sua trajetória escolar. Os
resultados apontaram a necessidade de se repensar as políticas de inclusão
de modo a permitir que o estudante surdo esteja inserido na educação
bilíngue desde a educação infantil até o ensino médio, no sentido de eliminar
barreiras previsíveis em seu percurso escolar, embora saibamos da
dinamicidade da educação e das especificidades de cada sujeito. Por mais
que tenha havido resistência inexorável por parte dos representantes
políticos e autoridades educacionais, no que se refere à formulação de
políticas educacionais para o público surdo, numa constante oscilação de
ideias, foi possível constatar que na perspectiva inclusiva, a educação
especial mostra-se restrita, por um lado e, por outro, as políticas linguísticas
pautadas na modalidade da educação bilíngue de surdos deve prevalecer,
levando em consideração o ambiente escolar que recebe o sujeito surdo. Os
dados levantados, por meio das mãos dos estudantes que ecoaram em
silêncio, repercutem o valor da educação bilingue enquanto política publica,
corroborando nossa suposição de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2227713 - ALICE MIRIAM HAPP BOTLER
Externa à Instituição - PATRÍCIA MARIA UCHOA SIMÕES
Externa ao Programa - 1805995 - WILMA PASTOR DE ANDRADE SOUSA - null
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 16:33
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