PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS DA SILVA
DATA : 21/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: SALA D14
TÍTULO:

Educação Permanente em Saúde da População Negra em Pernambuco a partir da Afrocentricidade


PALAVRAS-CHAVES:

Saúde da População Negra; Educação Permanente em Saúde; Educação Permanente em Saúde da População Negra; Afrocentricidade; Educação Permanente Afrocentrada.


PÁGINAS: 195
RESUMO:

Introdução: Trata-se de um estudo acerca da educação permanente voltada para a saúde da população negra, que considera o lugar e a contribuição dessa população no processo civilizatório, com o objetivo de analisar como a Educação Permanente em Saúde para a população negra é caracterizada por representantes do Comitê de Saúde da População Negra de Pernambuco, e assim, problematizar e apontar o conceito de educação permanente em saúde afrocentrada. Teorização: Apresenta a Teoria de Mudança Social da Afrocentricidade desenvolvida por Asante (2009) para amparar a ideia de Educação Permanente em Saúde da População Negra Afrocentrada. Metodologia: Assenta-se no postulado da História Oral e da Análise de Discurso enquanto teoria do método, utilizando-se entrevista semiestruturada para a produção de dados, e vale-se do IRaMUTeQ enquanto instrumento de análise. Resultados: Observa-se que de algum modo os representantes dos órgão de gestão da educação permanente desenvolve alguma ação educativa volta para a saúde da população negra, mas é hegemônico a falta de um embasamento que assegure a contribuição da população negra nas ações de educação permanente para a saúde da população negra. Discussão: Reconhecendo as contribuições de cada sujeito de pesquisa, procura apresentar reflexões que promova o entendimento do pensamento afrocêntrico para serem incorporados na educação permanente quando voltadas para a saúde da população negra. Considerações: Considera-se que o ideário hegemônico do pensamento eurocêntrico deve ser desconstruído na área da saúde, e que, possa ser formulado ideias e práticas de educação permanente em saúde que coloque os sabres da população negra no centro da educação permanente quando tratar-se da saúde da população negra.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2938618 - FLAVIO RENATO BARROS DA GUARDA - nullInterno - 1512119 - JOSE LUIS SIMOES
Interna - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Externo à Instituição - PEDRO JOSÉ SANTOS CARNEIRO CRUZ - UFPB
Externo à Instituição - ROBERTO DOS SANTOS LACERDA - UFS
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 15:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02