PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELE MARIA SOARES DE CARVALHO

DISCENTE: DANIELE MARIA SOARES DE CARVALHO
DATA : 06/07/2023
LOCAL: SALA D14

PROFESSORAS NEGRAS E DOCÊNCIA: PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Valorização étnico-racial; Prática pedagógica docente-discente; Educação antirracista.

A pesquisa desenvolvida no Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco trata da prática docente-discente de valorização do pertencimento étnico-racial nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma perspectiva crítica (FREIRE, 2019, 2020a, 2020b; SOUZA, 2009). O estudo objetivou compreender as práticas de valorização do pertencimento étnico-racial das/os docentes-discentes no contexto escolar. Especificamente, propôs-se analisar como as práticas pedagógicas docente-discente contribuiu para a percepção do pertencimento étnico-racial dos estudantes; identificar possíveis articulações entre a construção de práticas de valorização do pertencimento étnico-racial e o enfrentamento ao racismo; analisar práticas de valorização do pertencimento étnico-racial elaboradas pelas professoras que possibilitem a construção de uma autoimagem positiva das/os estudantes. Tomamos como categorias analítica currículo, prática pedagógica docente-discente e valorização étnico-racial, as quais deram sustentabilidade teórica ao trabalho. Currículo sustentado por Freire (2019, 2020a, 2020b); Santiago (1998); Carvalho (2019), como projeto político e coletivo de sociedade, relacionado a vida da escola e articulado a um contexto sócio-histórico. A prática pedagógica, como uma ação coletiva específica que se desenvolve numa instituição seguindo objetivos para se alcançar uma finalidade e que se desenvolve num contexto, que legaliza e legitima o exercício profissional foi referenciada nos estudos de Souza (2009). Para a prática pedagógica docente-discente buscamos Souza (2009), Freire (2019, 2020a, 2020b); Santiago e Batista Neto (2016). A discussão da valorização do pertencimento étnico-racial foi referenciada nos estudos de Cavalleiro (2001); Munanga (2004); Silva (2013); Silva (2018); Gomes (1995, 1997, 2001, 2003, 2017). A opção teórico-metodológica pautou-se na abordagem qualitativa. Foram eleitas como sujeitas da pesquisa docentes em exercício, responsáveis por turmas dos anos iniciais do ensino fundamental em instituições públicas de ensino da Região Metropolitana do Recife. O questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados para coleta e produção dos dados, organizados e tratados a partir da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). O estudo evidenciou a valorização do pertencimento étnico-racial como processo construído a partir de vivências individuais e coletivas, relacionado a compreensão e afirmação da identidade racial. As professoras participantes da pesquisa revelaram-se profissionais reflexivas, que ressignificaram suas práticas ao assumirem um compromisso político-pedagógico com vistas ao desenvolvimento da valorização do pertencimento étnico-racial no espaço escolar. As iniciativas das participantes organizaram-se em atitudes pedagógicas, mediadas pela literatura e por atividades didáticas que contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento positivo sobre a cultura africana e afro-brasileira. A pesquisa apontou que a construção da prática pedagógica docente-discente voltada à formação humana, numa perspectiva antirracista, encontrou subsídios e estrutura na Lei 10.639/2003, que oportunizou o combate ao racismo efetivando a valorização étnico-racial.

Externa à Instituição - CLAUDILENE MARIA DA SILVA - UNILAB
Externa à Instituição - DENISE MARIA BOTELHO - UFRPE
Interna - 1651275 - LUCINALVA ANDRADE ATAIDE DE ALMEIDA
Presidente - 6041663 - MARIA ELIETE SANTIAGO