PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: IVONEIDE MARIA DE MELO ZIMMERMANN

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVONEIDE MARIA DE MELO ZIMMERMANN
DATA : 21/06/2023
LOCAL: SALA D14

HISTÓRIA DE VIDA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS LEIGOS

História de vida; Formação docente; Docência na educação superior e Qualidade do ensino superior.

A presente pesquisa tem como objetivo verificar como se constrói a história de vida e a identidade docente do professor leigo em uma Instituição de Ensino Superior Pública. Defino “Professor Leigo” como o professor que não teve formação para a docência, mas que teve formação técnica especifica para atuar como profissional liberal e que prestou concurso público para o magistério superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo exploratório, combinada com pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Foram entrevistados, dois professores do curso de Odontologia e dois professores do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), utilizando-se a metodologia da História Oral. Através de entrevista semiestruturada e uso de questionário para obtenção de dados sócio demográficos; pesquisa bibliográfica nas fontes de dados: Scielo e Catálogo de teses e dissertações da CAPES; e levantamento de documentos institucionais da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida. Foi observado que muitos jovens anseiam por uma profissão de destaque que lhes proporcionem uma boa remuneração, então a Odontologia e a Medicina, com seus amplos campos de atuação parecem preencher esses requisitos. Porém, desejos antigos e guardados, como ser professor, após a conquista da profissão liberal tão almejada, torna-se viável e com possibilidade dessa outra profissão proporcionar prazer, felicidade e reconhecimento social. A docência superior, não pode ser vista como uma ocupação secundária, é uma profissão como outra qualquer, que requer conhecimentos específicos, disponibilidade de tempo e disposição para um aprendizado constante. A docência é na realidade uma atividade complexa, que envolve vários aspectos, como conhecimentos pedagógicos, conhecimentos profissionais e relações interpessoais. Consiste em uma relação indissolúvel e em constante construção entre professor, aluno e conteúdo a ser trabalhado para melhor atender as demandas sociais e profissionais da sociedade. Todos os participantes do estudo fizeram referência a grande satisfação que é ser professor, e se sentem orgulhosos por pertencerem a UFPE, que o convívio com os jovens é muito gratificante, mas que as cobranças institucionais para conseguir progressão na carreira docente são muitas e a remuneração foi referida por alguns entrevistados como um fator que dificulta uma maior dedicação à docência. Por tratar-se de uma atividade que está exposta a muitas exigências, sendo passível se vivenciar conflitos pessoais e profissionais que podem afetar a percepção de satisfação e até mesmo a saúde desses profissionais.

Interna - 1540580 - AURENEA MARIA DE OLIVEIRA
Presidente - 1035189 - EDILSON FERNANDES DE SOUZA
Externa à Instituição - MARCIA CARRERA CAMPOS LEAL - UFPE
Externo à Instituição - MARCOS AURELIO DORNELAS DA SILVA - SEE