PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MORGANA MARCELLY COSTA MARQUES

DISCENTE: MORGANA MARCELLY COSTA MARQUES
DATA : 05/06/2023
LOCAL: Online

EDUCAÇÃO EMOCIONAL PARA FORMAÇÃO HUMANA: sentidos formativos de uma experiência educativa no Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Recife.

educação emocional, formação humana, educando, educação profissional e tecnológica.

A vulnerabilidade e a crescente dificuldade em lidar com questões emocionais deu origem a inúmeras propostas de Educação Emocional orientadas por uma lógica neoliberal e que tratam o tema de forma superficial e instrumentalizada. O trabalho pedagógico voltado para essa dimensão constitui parte indispensável do processo de Formação Humana e, por isso, deve ser disputada a partir dos pressupostos da multidimensionalidade e da integralidade. O desenvolvimento de uma proposta pedagógica de Educação Emocional voltada para humanização em instituição educacional tecnológica, fortemente marcada pela posição hegemônica do modelo reducionista-cognitivista, indica que é possível ampliar o escopo de atuação pedagógica e resistir à lógica racionalista. Com o propósito dar suporte teórico à investigação do fenômeno da Educação Emocional para Formação Humana foram adotadas a Teoria da Multidimensionalidade (RÖHR, 2013), associada à concepção de inter-humano (BUBER, 1982) e a proposta de Educação Emocional (CASASSUS, 2009), numa perspectiva de Formação Humana (RÖHR, 2011b; BUBER, 2011). O estudo tem como objetivo geral compreender aspectos da Educação Emocional para Formação Humana em uma disciplina de relações interpessoais, em um curso tecnológico de um Instituto Federal pernambucano. Objetiva-se, especificamente, apresentar o Estado da Arte da pesquisa produzida sobre Educação Emocional articulada à perspectiva da Formação Humana no período de 1998 a 2019 no contexto da pós-graduação brasileira; analisar aspectos práticos da Educação Emocional para Formação Humana em uma turma do componente curricular de Relações Interpessoais do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFPE - Campus Recife, a partir de relatos dos estudantes e da observação participante da pesquisadora; e desvelar sentidos formativos que contribuam para a perspectiva de Educação Emocional para Formação Humana. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa, realizada com estudantes do componente de Relações Interpessoais Socioambientais, ministradas no curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal Tecnológico de Pernambuco-Campus Recife. A construção dos dados da pesquisa de campo se deu por meio da observação participante, ancorada no diário da pesquisadora, e da análise fenomenológica dos exercícios reflexivos e relatos dos estudantes sobre as contribuições da disciplina. Dentre os achados do estudo, o levantamento do Estado da Arte apontou um campo a ser desbravado, situando a Educação Emocional para Formação Humana como um foco de resistência, que depende de novas pesquisas que apliquem seus pressupostos teóricos para contribuir com a área e com o processo de humanização dos indivíduos. A rede de significados, construída numa perspectiva multidimensional, apontou a inconsciência emocional, a experiência relacional, a consciência emocional e a compreensão emocional como tópicos abrangentes constitutivos da estrutura do fenômeno. Os sentidos formativos apontaram que o encontro pedagógico, ancorado numa relação de crescimento mútuo, favoreceu a aproximação dos indivíduos das perspectivas da integralidade e da intersubjetividade. A Educação Emocional para Formação Humana expressou seu potencial para resgate de nossa humanidade por meio da integração emocional multidimensional, orientada por um sentido de vida a serviço do mundo.

Externa à Instituição - ELISA PEREIRA GONSALVES - UFPB
Interno - 1728197 - AURINO LIMA FERREIRA
Presidente - ***.644.624-** - EUGÊNIA DE PAULA BENÍCIO CORDEIRO - IFPE
Interno - ***.703.054-** - EZIR GEORGE SILVA - UFRPE