PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLESIVALDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLESIVALDO DA SILVA
DATA : 30/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL CAMPUS DE ARAPIRACA.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Étnico-Racial. Implementação. Política Educacional.


PÁGINAS: 176
RESUMO:

As políticas sobre relações étnico-raciais ganharam protagonismo a partir do ano de 2002, no governo de Luís Inácio Lula da Silva. As políticas surgem a partir do reconhecimento do problema público que é o racismo, a partir disso inicia-se o processo de construção de políticas públicas no campo: saúde, educação, emprego, moradia, entre outros. Essas políticas têm por objetivo promover a igualdade racial e reconhecimento da população negra no Brasil. As políticas de educação étnico-racial são implementadas na Educação Básica por meio da Lei nº 10.639/2003, e chegam ao Ensino Superior por meio da Lei nº 11.645/2008. Dessa maneira, este projeto de pesquisa busca avaliar a implementação da Política de Educação para as Relações Étnico-Raciais nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. A pesquisa possui abordagem qualitativa de natureza básica e, quanto ao tipo, classifica-se como descritiva e exploratória. Para instrumentos de coleta de dados será utilizado a pesquisa bibliográfica documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos, núcleo docente estruturante, representante dos discentes no colegiado dos cursos investigados, representantes da coordenadoria de graduação e diretora do NEABI, a fim de analisar a compreensão desses sujeitos em relação à política de educação étnico-racial e sua implementação na instituição. Para análise do corpus documental e das informações/dados obtidos pela aplicação das entrevistas semiestruturadas, será utilizado o método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2016). Por fim, esta pesquisa pretende a partir do alcance de seus objetivos, contribuir para os estudos sobre implementação de políticas educacionais, bem como, tornando um documento orientador/balizador para discussão do processo de implementação da política de educação étnico-racial na UFAL.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.566.224-** - ASSIS LEAO DA SILVA - IFPE
Interna - 1836356 - KATIA SILVA CUNHA
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 12:08
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