PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: SOLANGE REGINA HOLANDA LASALVIA

DISCENTE: SOLANGE REGINA HOLANDA LASALVIA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: Online

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM AMBIENTE PRISIONAL: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ DULCE

Formação de professores – Educação de Jovens e Adultos – Sujeitos privados de liberdade – Ambiente prisional

A presente pesquisa de natureza qualitativa através de um estudo de caso teve como objetivo analisar as contribuições da formação continuada para os professores que lecionam na Escola Estadual Irmã Dulce, que se encontra inserida dentro da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima – PE. Trouxe como objetivos específicos, identificar o perfil profissional dos professores que atuam na unidade; verificar como ocorre o processo de formação continuada dos professores; apurar a percepção dos professores quanto a importância do processo de formação continuada em sua atuação com sujeitos privados de liberdade; apresentar possibilidades que visem melhorias para a formação dos professores que atuam nos estabelecimentos penais. Em relação à metodologia, trata-se de um estudo exploratório descritivo, que utilizou como instrumentos para coleta de dados um questionário sociodemográfico, uma entrevista em profundidade, para além da análise de documentos que tenham relação com a formação continuada de professores e a EJA em ambiente prisional. Quanto aos sujeitos que participaram dessa investigação, entrevistamos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Irmã Dulce, num total de oito docentes. As marcas encontradas nos achados da pesquisa, apontam para a não necessidade de uma formação continuada específica para o ingresso dos docentes em escolas situadas em ambiente prisional e que aqueles que adentraram o fizeram por livre escolha. Quanto à formação continuada de professores, os sujeitos afirmaram que as formações institucionais não privilegiam a EJA em espaço prisional, que há carência de formações, tanto da modalidade, como desta sendo trabalhada em um espaço repleto de especificidades. Já em relação às suas experiências formativas no dia a dia da sala de aula, os docentes demonstraram a construção e desenvolvimento de sentimentos como a empatia e humanização no seu fazer pedagógico. Desta feita, essa dissertação propõe uma nova proposta de formação continuada para os docentes que atuem em escolas situadas em estabelecimentos prisionais, na perspectiva de promover uma educação transformadora e emancipadora dos sujeitos privados de liberdade.

Presidente - 1195390 - MARCIA REGINA BARBOSA
Externa à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO VALENÇA DA SILVA - UFAL
Interna - 4282981 - REJANE DIAS DA SILVA MORAIS
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 12:00