PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIA NIRVANA GREGORIO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA NIRVANA GREGORIO LIMA
DATA : 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DIGITAL MIRIM NA PRIMEIRA INFÂNCIA: O SHARENTING COMO FIO CONDUTOR DA NARRATIVA MIDIÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Infância; Influenciadores mirins; Instagram; Sharenting; personas midiáticas.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar o espectro dos influenciadores digitais mirins (ABIDIN, 2015; KARHAWI, 2018; MENDES, 2020; PRIMO; MATOS; MONTEIRO, 2021) no Brasil e seu impacto na circulação de sentidos sobre o que é ser e estar criança na contemporaneidade. A fim de investigar esse fenômeno, instaurado no cerne de estudos acerca de cultura digital, consumo e celebridades, realizou-se uma combinação metodológica. A primeira metodologia utilizada, de caráter quantitativo e exploratório, visou mapear quem são os principais influenciadores mirins brasileiros por meio de um levantamento on-line (KOZINETZ, 2014)  realizado na lista “Os 1000 principais influenciadores do Instagram”, disponibilizada pelo site HypeAuditor. Tendo em vista o amplo material extraído mediante pesquisa amostral não-probabilística (MARCONI; LAKATOS, 2017), estabeleceu-se um recorte analítico concentrado na primeira infância. Em seguida, aplicamos a segunda metodologia, de viés qualitativo, a fim de identificar quais infâncias são midiatizadas por meio do conteúdo dos cinco influenciadores mirins brasileiros mais populares no Instagram, com idade entre 0-6 anos. Essa trajetória teórico-metodológica, amparada por Roque Moraes (1999) e Laurence Bardin (2014), revelou a importância do sharenting (BROSH, 2016; BLUM- ROSS; LIVINGSTONE, 2018) na construção biográfica de influenciadores digitais mirins. Sendo, este, passível de classificação em três tipos: influenciadores por herança (RODRIGUES, 2019), influenciadores por apadrinhamento midiático e influenciadores que alavancam conteúdo materno. Ao longo da dissertação, discute-se sociologia da infância  (QVORTRUP, 2010; CORSARO, 2011; MARCHI;  SARMENTO, 2017), a relação infância e mídia (BUCKINGHAM, 2007, 2012; TOMAZ, 2019; GUEDES, 2016) em convergência com o consumo (BAUMAN, 2008, 2011; TASCHNER, 2011; OROFINO, 2012; FONTENELLE, 2017), regulamentação do trabalho infantil artístico e exploração comercial de crianças na ambiência digital.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - BRENDA LYRA GUEDES GURGEL - UFPE
Interna - 2312853 - IZABELA DOMINGUES DA SILVA
Externa à Instituição - Maria Clara Sidou Monteiro - UFRGS
Presidente - 1805696 - ROGERIO LUIZ COVALESKI
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 10:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07