PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARIANA GONÇALVES MOREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA GONÇALVES MOREIRA
DATA : 27/04/2023
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA GOOGLE MEET

COMO ESTUDAMOS TRANSMÍDIA: UM PANORAMA SOBRE AS PESQUISAS DE TRANSMIDIAÇÃO NO BRASIL (2008-2021)

Revisão Sistemática. Análise de Conteúdo. Transmídia. Modos de abordagem.

Esta tese propõe um panorama dos estudos sobre transmidiação no Brasil nas diversas áreas de conhecimento, tomando como marco inicial a tradução em língua portuguesa do livro Cultura da Convergência, de Henry Jenkins (2008), uma das principais referências na abordagem do fenômeno. Para este panorama, selecionamos teses de doutorado defendidas entre 2008 e 2020, e disponibilizadas no Catálogo de Teses da CAPES, contendo as palavras chaves “transmídia”, “transmidiação”, “narrativa transmídia”, “narrativa transmidiática” e “transmídia storytelling”. Nosso percurso metodológico foi baseado na revisão sistemática, tal como apresentada por Garrido & Camilo (2019) e Cooper (2016), e na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Nosso corpus foi composto por um conjunto de 59 teses de doutorado, que foram lidas integralmente, observando um protocolo de coleta e sistematização de 25 dados associados a cada trabalho analisado. Desta coleta de informações, tanto quantitativas quanto qualitativas, resultou um banco de dados que é, por si só, uma contribuição do presente trabalho na medida em que não apenas possibilitou a extração dos dados e suas análises que permitiu a construção do panorama proposto, mas também oferece um levantamento capaz de subsidiar outras pesquisas em torno dos estudos sobre transmídia. Foram discutidos e analisados dados e categorias como principais autores, escolhas metodológicas predominantes, dados demográficos, dentre outras. Destacamos como categorias autorais os dados de campo de produção e modos de abordagem. O panorama construído mostrou, entre outros pontos, o interesse pelos estudos sobre transmídia em diferentes áreas do Conhecimento, como por exemplo Design e Educação, mas com uma predominância significativa na Comunicação. Comprovou também  a influência do pensamento de Henry Jenkins entre os pesquisadores brasileiros, bem como a importância de grupos de pesquisa, como o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva – OBITEL Brasil, no fomento a pesquisas sobre o tema, especialmente na Comunicação.

Externa ao Programa - 3101190 - CECILIA ALMEIDA RODRIGUES LIMA - nullExterno ao Programa - 2243482 - DIEGO GOUVEIA MOREIRA - nullInterna - 1130893 - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES
Externo à Instituição - RICARDO JORGE DE LUCENA LUCAS - UFC
Presidente - 1512228 - YVANA CARLA FECHINE DE BRITO
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 15:30