PRODUCT PLACEMENT EM FICÇÃO TELEVISIVA: o cerco simbólico da realidade simulada
PRODUCT PLACEMENT EN LA FICCIÓN TELEVISIVA: el cerco simbólico de la realidad simulada
A publicidade faz uso do universo lúdico, das emoções, do status, dos valores socioculturais e cria desejos de consumo. Ela não simplesmente se ajusta ao público, mas faz com que o público se ajuste aos supostos mundos elaborados por ela, que são sempre atrelados e condicionados à aquisição de determinada marca em detrimento às outras. Para Hellín (2007, 52), a publicidade possui a função atuar na recriação da realidade. Ela se embasa
em estereótipos e cria realidades ideais, inserindo marcas e produtos em seu cenário. Dessa forma, para uma abordagem desses efeitos das estratégias publicitárias, a presente pesquisa tomará como objeto as estratégias de união da publicidade ao entretenimento, mais especificamente, o product placement em teleficção brasileira e espanhola, em seus vieses mais representativos (a saber, telenovela, no Brasil, e série na Espanha) e suas
expansões para os meios digitais. Utilizaremos como metodologia análise semiótica, grupo focal e netnografia. Palavras-chaves em português: publicidade e entretenimento, criação de realidade, consumo.