PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CESAR DE SIQUEIRA CASTANHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CESAR DE SIQUEIRA CASTANHA
DATA : 08/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala do Conselho Departamental do Centro de Artes e Comunicação
TÍTULO:

Paisagens em multiverso: reivindicações do lugar pela ficção audiovisual


PALAVRAS-CHAVES:

Cultura visual. Espaço cênico. Paisagem. Intermidialidade. Cinema comparado. Gêneros fílmicos.


PÁGINAS: 248
RESUMO:

Esta tese pesquisa as reivindicações do lugar feitas pela ficção audiovisual. Isso é feito no sentido de se compreender as formulações do espaço cênico no audiovisual. Para isso, na introdução, a tese começa por indicar as sensibilidades que motivaram a pesquisa, localizando o autor como um espectador implicado, interessado em construir um fluxo de audiovisualidade a partir de obras audiovisuais genéricas e que colocam em cena o espaço a partir de artifícios criativos e tecnológicos. No capítulo “As articulações e os  desdobramentos do espaço na ficção audiovisual: paisagens em multiverso e as ficções do lugar”, propõe-se a metodologia de multiverso como maneira de organizar as aparições audiovisuais de espaços ficcionais para análise, defendendo uma abordagem intermidiática para a tese, tanto no sentido de abrir a investigação para além da especificidade do cinema (e daí a preferência pelo termo “audiovisual”) quanto por reconhecer nas audiovisualidades gestos criativos e performáticos que se associam a outras formas de arte e mídia. Ainda nesse capítulo, a tese define os termos de espaço, lugar e paisagem, mas defende a apresentação do espaço em cena na audiovisualidade como acionando, simultaneamente e de maneira frequentemente indistinta, todos esses conceitos, interessando-se mais pelo acionamento do espaço, lugar e paisagem por gestos de encenação e enquadramento na ficção audiovisual. Isso serve para perceber uma instabilidade da identificação do espaço cênico que demanda uma revisão da expectativas de indexicalidade sobre ele, algo que atravessa toda a tese. Após estabelecer esses fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos, a tese tem sequência com três capítulos que organizam, cada um deles, um multiverso específico para análise, partindo de gêneros consolidados da ficção audiovisual. No capítulo “O palco no musical”, investiga-se os palcos que inserem novos espaços ficcionais dentro da própria ficção audiovisual. No capítulo “Melodrama, interiores em crise”, apura-se o gênero do melodrama como um fenômeno global que mobiliza diferentes relações entre interioridade e exterioridade, atuando a partir de gestos excessivos e rigorosas intervenções formais no espaço cênico. Por fim, no capítulo “O contorno de espaços desconhecidos”, indaga-se sobre o deserto do faroeste, a animação e o espaço extraterrestre da ficção-científica como espaços além da fronteira que problematizam radicalmente as distinções colocadas entre espaço, lugar e paisagem no audiovisual. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134091 - ANGELA FREIRE PRYSTHON
Interno - 2322090 - THIAGO SOARES
Externo à Instituição - FÁBIO ALLAN MENDES RAMALHO
Externa à Instituição - GABRIELA MACHADO RAMOS DE ALMEIDA
Externa à Instituição - MARIANA BALTAR FREIRE
Notícia cadastrada em: 28/02/2023 08:23
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