PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABI SAEGESSER SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GABI SAEGESSER SANTOS
DATA : 20/10/2022
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

EU NO MUNDO: DOS FILMES EM PRIMEIRA PESSOA ÀS MICRONARRATIVAS AUDIOVISUAIS CONTEMPORÂNEAS


PALAVRAS-CHAVES:

Instagram. Autoinscrição fílmica. Realizadoras pernambucanas. Eu


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O reconhecimento do eu, inserido no mundo, expande historicamente a forma das relações humanas; o campo da experiência estética do eu – essa primeira pessoa do singular – não se dá por si só; é a sua contextualização – em um mundo possível – que lhe confere a ideia de um real. Na contemporaneidade emerge um desejo de expressão subjetiva, que se manifesta na circulação dos discursos em primeira pessoa presentes em diferentes plataformas, dentre elas o cinema e os aplicativos dos celulares. Esta profícua produção imagética, dinamizada pelas novas tecnologias, permitiu que o sujeito – cercado por novos estímulos sensoriais e alicerçado em sua própria dinâmica de pensamento – pudesse trocar com o outro as suas impressões em um mundo globalizado; narrando, assim, a sua própria história através de imagens atravessadas por novas ferramentas. A presente pesquisa tem por finalidade compreender este fenômeno e se sua configuração passa por uma transição, uma incorporação ou uma transformação quando analisada as micronarrativas presentes nas redes sociais. Esta dimensão do vivido – através das imagens contemporâneas que se deslocam das salas escuras do cinema para uma virtualidade – diz muito sobre a ocupação de um sujeito veloz no centro da experiência moderna. A partir de uma revisão bibliográfica e análise fílmica, será realizado um estudo de casos múltiplos (YIN, 2005) para investigar o fenômeno através de duas categorias de análise: CATEGORIA A e CATEGORIA B. Os filmes As Praias de Agnès (Les Plages d'Agnès, Agnès Varda, França, 2008), A Month of Single Frames (Lynne Sachs, EUA, 2019), News from home (Chantal Akerman, França/Bélgica, 1976), Sink or Swin (Su Friedrich, EUA, 1990) e A Entrevista (Helena Solberg, Brasil, 1966), pertencem à CATEGORIA A. Enquanto que os perfis das realizadoras audiovisuais presentes no Instagram, a saber, @laiseque & @ilhadelaise, @dandarademorais & @diariosdeborder, @almanova8, @eu_sou_yane, @tretasan & @rebu.doc, @costadarenna, e @aurorajamelo, pertencem à CATEGORIA B. Através da revisão bibliográfica, análise fílmica e do material publicado no Instagram – apoiada por uma entrevista semiestruturada (BARDIN, 2016) com as realizadoras – pretendo elucidar como se dão as relações entre os filmes em primeira pessoa e as micronarrativas audiovisuais contemporâneas. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1241843 - FERNANDA CAPIBARIBE LEITE
Presidente - 1325055 - LAECIO RICARDO DE AQUINO RODRIGUES
Interno - 2322090 - THIAGO SOARES
Notícia cadastrada em: 13/10/2022 12:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04