PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSÉ RIBAMAR CARDOSO JUNIOR

DISCENTE : JOSÉ RIBAMAR CARDOSO JUNIOR
DATA : 13/10/2022
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet (Pandemia Covid19)

“MARGINAL CULTURE INVADING ALL SPACE”: Rap in Cariri, countryside of Ceará

Rap; Cenas; Territorialidade; Cariri; Interior Urbano.

Este trabalho visa atualizar a pesquisa sobre cenas musicais na área da Comunicação no Brasil, observando o interior do Nordeste. Tomando como objeto de estudo o rapper MCharles, da cidade de Juazeiro do Norte/CE. Levando em conta percepções e conceitos sobre territorialidade sônico- musical, performances estéticas e representação. A metodologia escolhida para abarcar esses fenômenos foi a de cartografia, por isso foram delimitados por marcações entre as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha (CE) em que interagem as diferentes cenas musicais da região metropolitana do Cariri. Ao longo da pesquisa, destaca-se a importância e o que acontecem nos bares, casas de shows, praças públicas, eventos e espaços culturais em que ocorrem diferentes manifestações musicais acontecendo e reunindo pessoas que compartilham gostos estéticos semelhantes. A partir disso, filtramos como a cena Rap do Cariri atua dentro desses cenários, quais são as linhas de contato com outras cenas e como os próprios rappers e DJs se posicionam artisticamente. Esta dissertação é a continuação do trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) “O Rap no Cariri: Entre o Centro e a Periferia” de 2017, no qual pude acompanhar, entrevistar e ter experiências com rappers que produziram seus próprios materiais de mídia. A pesquisa a seguir vem com o propósito de aprofundar grupos de improvisação e batalhas de rima. Focando-se em um específico conhecido como Batalha do Cangaço (BDC), ao qual surgiu o rapper campeão das batalhas de rimas nacionais, MCharles. MCharles foi um rapper que ganhou muito destaque durante sua jornada de batalhas de rima em todo o  país, e ganhou maior destaque depois de se tornar o campeão da Batalha Nacional de MCs de 2019 em dezembro. No mesmo ano em que esta pesquisa começou. Por meio de uma análise midiática das performances de MCharles em vídeos do YouTube, separando um roteiro de acontecimentos, comentários e percepções sobre o rapper, e como o olhar de fora é dado ao MCharles caririense.

Interno - 1121252 - JEDER SILVEIRA JANOTTI JUNIOR
Presidente - 2322090 - THIAGO SOARES
Externo à Instituição - TOBIAS ARRUDA QUEIROZ - UERN
Notícia cadastrada em: 13/10/2022 08:26