PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CHRISTIANE QUARESMA MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CHRISTIANE QUARESMA MEDEIROS
DATA : 05/09/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência Via Google Meet
TÍTULO:

O gesto será irrecuperável: Experiências do informe no cinema de animação


PALAVRAS-CHAVES:

1. Animação; 2. Gesto; 3. Corpo; 4. Informe; 5. Experimental.


PÁGINAS: 184
RESUMO:

A presente pesquisa busca entender o papel específico da animação no contexto das artes representativas do corpo e dos gestos. Para tanto, procurou, num primeiro momento, visualizar esta relação a partir de uma perspectiva histórica pautada nos imaginários sobre o corpo e como estes reverberam no campo estético. Observou-se que a arte animada surge e se consolida no contexto da crise do paradigma antropomórfico que teve lugar entre o final do século XIX e início do século XX, e que levou o campo estético a representações do corpo que se despediam do ideal humanista e passavam a desrealizar o homem. Agamben situa no mesmo período certa obsessão pela gestualidade, que teria desencadeado tentativas de recuperação do gesto nas ciências e nas artes, busca que vislumbraria numa arte  Fundamentalmente “do gesto” um lugar para se firmar: o cinema. A animação, como uma forma particular de cinema, também é uma arte essencialmente do gesto. Mas, ao seguir os novos paradigmas de representação que se formulavam na esteira da crise do humanismo, nega o humano íntegro da representação fotográfica e se funda enquanto arte a partir de um corpo desrealizado. A pesquisa parte da tese de que, tendo o gesto como seu elemento fundamental, na animação, este projeto de desrealização se estende para a gestualidade. Assim, o estudo se propõe a investigar as formas de desmonte dos gestos que atravessam a arte animada, de suas origens até a elaboração de uma competência representacional com base em princípios de distorção. Ao encerrar as fronteiras dos desvios numa cerca de possibilidades limitadas pelo cânone formulado para a arte animada, a perda do gesto continuou (e continua) sendo perseguida no campo do experimental. Assim, a pesquisa se concentra num corpus representativo da animação experimental, e opera sobre este um exercício analítico que busca observar a desconfiguração gestual a partir do alicerce da técnica animada: a relação entre frames e entre poses. Os resultados são discutidos sob a luz da noção de informe, concebida por Georges Bataille ao se contrapor a aspectos chaves do paradigma humanista nas primeiras décadas do século XX, momento em que a animação se funda enquanto arte. Observa-se na noção de informe um conceito chave para discutir os atributos deste gesto incerto, que não se coloca em função de classificar os moldes anatômicos ou culturais que operam sobre os corpos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Carla Schneider
Interno - 1189721 - EDUARDO DUARTE GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - ERICK FELINTO DE OLIVEIRA
Presidente - 1435892 - NINA VELASCO E CRUZ
Interno - 1670247 - RODRIGO OCTAVIO D AZEVEDO CARREIRO
Notícia cadastrada em: 29/08/2022 08:34
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