Ser migrante, tornar-se influencer: visibilidade, inspiração e estratégias de pertencimento na diáspora venezuelana no Brasil
Cultura da inspiração; Influenciadores digitais; Migrações transnacionais; Pertencimento; Visibilidade.
A presente pesquisa se situa na interface entre o campo comunicacional e os estudos migratórios e traz como objeto migrantes venezuelanos que atuam como aspirantes e micro influenciadores digitais no Brasil. Nesse sentido, o trabalho se propõe a compreender de que forma o tornar-se influencer se constitui como um meio de negociação de pertencimento para estes migrantes, pensando sobre a relação entre a midiatização das suas trajetórias de vida, experiências e intimidades e o desejo de pertencer e se inserir na sociedade receptora. Para alcançar nossos objetivos, incorporamos a abordagem teórico-metodológica da etnografia e assumimos as plataformas de redes sociais Youtube e Instagram como campos de pesquisa, alinhados à perspectiva de construir uma etnografia multisituada (MARCUS, 1995, 2012). Como resultados preliminares, observamos que as experiências pessoais são compartilhadas não apenas para suprir demandas de informação relacionadas ao projeto migratório, mas também para despertar o interesse e a curiosidade alheia. Percebemos, assim, que as personalidades em visibilidade se tornam exemplos capazes de inspirar uma audiência a partir de suas histórias de vida, narrativas estas que também tem o potencial de se converter em capital econômico dentro da lógica da plataformização do trabalho.