Distopias no cinema brasileiro de ficção científica
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O presente estudo se volta para a análise das distopias no cinema brasileiro de ficção científica. Tem havido um aumento na produção de filmes brasileiros de gênero, sobretudo na última década. Na ficção científica, uma parte considerável desses filmes se voltam para as distopias. Esse fato reflete a crise social, política e econômica que o
Brasil está atravessando. Nesse contexto, as distopias no cinema brasileiro possuem um viés extremamente político e crítico que podem nos ajudar a entender melhor a nossa realidade. Segundo Cornea (2007) a ficção científica é um gênero associado ao fantástico mas que se distingue dos outros gêneros dessa categoria (como a fantasia e o
horror), por ter uma aproximação maior com a realidade. Nesse sentido, a presente dissertação coloca o seguinte problema de pesquisa: Como o cinema brasileiro de ficção científica contemporâneo tem recorrido às distopias para representar os problemas do contexto político/social do país? O corpus escolhido foram os filmes Bacurau (2019) de
Kleber Mendonça e Juliano Dornelles e Divino Amor (2019) de Gabriel Mascaro.