DISCURSOS POLÍTICOS DISSEMINADOS POR ROBÔS E A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA POLÍTICA COMPUTACIONAL NA OPINIÃO PÚBLICA
social bots; redes sociais digitais; Twitter; comunicação política; discursos.
Esta dissertação pretende discutir o proeminente papel dos social bots na disseminação de discursos políticos na internet, no Brasil, especificamente no site da rede social Twitter. Busca refletir sobre o uso e evolução dessa
tecnologia, particularmente no contexto brasileiro, e sua relação com o bolsonarismo. A discussão se dá sob a ótica das bolhas virtuais (PARISER, 2012 e FERRARI, 2018) e dos estudos sobre efeitos da propaganda computacional na opinião pública e no processo político (SANTINI, 2018). A pesquisa faz um mapeamento e exame das hashtags e conteúdos disseminados por social bots no Twitter através dos dados da plataforma de detecção de atividades de perfis inautênticos Bot Sentinel nos anos de 2020 e 2021. Tem como intuito, também, destacar e examinar o papel e a atuação de jornalistas, mídia alternativa, blogs e canais de vídeos on-line na produção dos discursos compartilhados por robôs. Além disso, esta pesquisa procura apontar estratégias de Alfabetização Midiática (MEYROWITZ, 2001) a partir do uso da Publicidade Híbrida (COVALESKI, 2010) para ampliar a conscientização da sociedade e seus diversos públicos e setores sobre o perigoso papel desempenhado pelos social bots e pelas fontes não confiáveis de informação ao pautar discursos virtuais, cenários políticos e até mesmo os rumos da democracia.