CINEMA E SOCIOEDUCAÇÃO: visibilidade, identidade e autoria nas produções audiovisuais de jovens em privação de liberdade.
Cinema; Audiovisual; Sistema Socioeducativo; Cinema-educação.
Este trabalho busca investigar os limites dos conceitos de identidade, visibilidade e autoria nas produções audiovisuais do "Cartas ao Mundão", projeto que mediou oficinas de vídeo e sessões cineclubistas para adolescentes sob medidas socioeducativas, entre 2016 e 2018. Tratamos aqui da produção de um público predominantemente marginalizado que, em conflito com a lei e sob a tutela do Estado, deve ter a divulgação de sua imagem e identidade preservadas - o que exige e justifica o uso comum de tarjas ou borrões desfocados sobre seus olhos e rostos. Logo, a possibilidade de ser ver na tela, nesta escrita de si, torna-se uma busca constante e, o fato de estar representado e se ver na imagem, produz um engajamento imediato, ao passo em que escancara uma crise: em um contexto em que o reconhecimento de si está pautado pela visibilidade, o exercício mesmo da visibilidade esbarra em interdições jurídicas. Para estudar a origem, os atravessamentos e efeitos dessa crise, examinando os limites dos conceitos supracitados, buscamos justapor o aporte teórico a uma investigação ensaística que se debruça sobre os relatos de experiência, exercícios audiovisuais e filmes-carta realizados no projeto.