CAPITALISMO AFETIVO EM “TEMPOS DE CRISES”: UMA ANÁLISE DO DISCURSO INSPIRACIONAL DE COACHES INFLUENTES NO INSTAGRAM
Crises; Capitalismo afetivo; Cultura da inspiração; Coaching; Instagram.
Esta pesquisa se propõe a analisar como coaches influentes no Instagram
materializam o discurso inspiracional em um período de crises como a pandemia. Para tanto, partimos de um arcabouço teórico constituído de
estudos sobre acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 2006), capitalismo afetivo (ILLOUZ, 2011), cultura da inspiração (CASAQUI, 2017) e coaching (COX; BACHKIROVA; CLUTTERBUCK, 2014). A abordagem metodológica está amparada na análise de conteúdo de Bardin (1977) e nos estudos de
Maingueneau (2004, 2008 e 2015) sobre ethos e cenas de enunciação.
Selecionamos como objeto de estudo vídeos do Instagram produzidos pelos
coaches José Roberto Marques e Paulo Vieira. Com esta investigação, foi
possível compreender como o discurso inspiracional dos coaches é atravessado pelos discursos religioso e científico, visando chancelar suas soluções para a saída da crise, alternativas estas atreladas ao consumo de seus próprios serviços e condizentes com os preceitos da racionalidade neoliberal.