TRAJETÓRIAS INVISIBILIZADAS: Matilde Landeta e Sara Gómez, a omissão das realizadoras na história do cinema
História do cinema latino-americano; realizadoras de cinema; Sara Gómez; Matilde Landeta;
A partir da década de 1980, com a apropriação das teorias feministas do cinema pelas pesquisadoras e realizadoras latino-americanas e do conceito “cinema latino-americano” impulsionado pelos movimentos dos Novos Cinemas, surgiram críticas em relação à ausência de nomes femininos na História do Cinema da América Latina e a necessidade de mapeamento e reconhecimento das realizadoras latino-americanas. Nesta dissertação, através da investigação em jornais, filmografias, críticas e trabalhos acadêmicos buscamos compreender a trajetória percorrida pela obra de duas realizadoras para se incluírem na história. Matilde Landeta, mexicana, foi continuísta, assistente de direção e diretora no fim dos anos 1940 e só teve sua trajetória reconhecida no ano de 1975, Ano Internacional da Mulher. E Sara Gómez, que realizou 17 documentários e 1 longa-metragem de ficção, nos anos 1960 e 1970 em Cuba, e só teve sua obra revisada, a partir dos anos 1980. Este trabalho investiga os caminhos percorridos pelas diretoras e suas obras, ao confrontar os dados recolhidos sobre suas trajetórias e os trabalhos acadêmicos que as incluem ou excluem da História do Cinema.