Consumo e expressão identitária tween na produção digital de uma infância-adolescência feminina
tween; infância; gênero; consumo; identidade; TikTok.
Em meio à pandemia de Covid-19, a crescente popularidade do TikTok permitiu que boa parte de seu conteúdo extravasasse os limites da plataforma. Na ocasião, o mundo se deparou com jovens meninas, em sua maioria brancas, dançando em frente às câmeras. Os cenários nos quais as garotas gravavam suas performances, quase sempre, atestavam a condição socioeconômica privilegiada que elas comungam. Todas as características que mencionamos, em conjunto, integram a identidade tween, uma feminilidade demarcada entre o fim da infância e o início da adolescência e intimamente ligada à cultura do consumo. Esse modelo ideal permeia a mídia contemporânea e interpela jovens garotas a transportarem suas escolhas identitárias para o âmbito do consumo. Dessa forma, no empuxo da maior participação infanto-juvenil na internet, inclusive como produtores de conteúdo, esta pesquisa objetiva compreender de que maneiras o consumo é acionado por influenciadoras digitais jovens no TikTok, para demarcar suas identidades tweens. Para alcançar tal objetivo, uma Análise de Imagens em Movimento (ROSE, 2015) foi realizada, trazendo resultados mais amplos. Identificamos o que parece ser uma sinalização à transversalidade e à multifuncionalidade do consumo, já que bens e práticas associadas a essa cultura perpassam diversos tipos de conteúdo publicado pelas garotas, suplantando seus esforços para expressar diversos atributos que compõem o modelo arquetípico tween.