Jornalismo esportivo 3.0: o impacto da Web Semântica na produção da notícia
Jornalismo esportivo 3.0. Web 3.0. Jornalismo Digital. Noticiabilidades. Web Semântica.
Este trabalho analisa o impacto da Web Semântica, a terceira geração da internet, na produção da notícia no jornalismo esportivo no Brasil. Para isso, é estabelecida uma série de discussões teóricas acerca do Jornalismo, do jornalismo esportivo e de como os ciclos evolutivos das Webs 1.0, 2.0, até a chegada da 3.0, promoveram mudanças nas rotinas produtivas e nas suas noticiabilidades. Nosso problema de pesquisa parte da seguinte indagação: de que forma o jornalismo esportivo foi impactado pelas mudanças digitais, em especial o estabelecimento da Web 3.0, e como essas alterações tiveram reflexo nas noticiabilidades e nas rotinas produtivas? Neste sentido, a fim de propor o conceito de “jornalismo esportivo 3.0”, busca-se no estudo
compreender os processos de utilização da Web 3.0 e analisar os conteúdos e enquadramentos realizados no jornalismo esportivo a partir do impacto da Web Semântica. Com este fim, utiliza-se nesta pequisa como objetos de estudo os portais UOL Esporte e Itatiaia Esporte, dois distintos meios na produção de notícia esportiva no Brasil. O estudo utiliza como método de pesquisa bibliográfica a Análise de Conteúdo, defendida por Bardin (1977) e Herscovitz (2008), que se caracteriza por quantitativa e qualitativa; e técnica de coleta de dados por meio de recolha de matérias publicadas ao longo do segundo semestre de 2023 nos dois portais, além de entrevistas com jornalistas e gestores que produziram ou estiveram envolvidos na produção de conteúdo no referido recorte temporal. Num cenário de mudanças sistemáticas na produção da notícia que se dão, em especial, a partir do desenvolvimento tecnológico, este trabalho se apresenta como uma contribuição teórica à Sociologia do Jornalismo, ao Jornalismo Digital, à Ciência da Comunicação e aos estudos acerca do jornalismo esportivo e da aplicação da Web Semântica nesta área.