PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARCOS CARVALHO MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCOS CARVALHO MACEDO
DATA : 01/03/2024
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

A reportagem especial transmídia: uma proposta de roteirização

Jornalismo; Transmídia; Reportagem Especial; Roteirização; Método.

Esta tese propõe um método de roteirização para reportagens especiais transmídia com base nos estudos da
linguagem e na pesquisa aplicada realizada com estudantes de jornalismo de universidades públicas, especialmente diante da ausência de referências mais específicas capazes de subsidiar a prática jornalística transmídia. A partir de investigações e análises que destacaram a importância das relações temáticas para configuração textual desse tipo de reportagem (Macedo, 2019), desenvolveu-se um instrumental metodológico denominado mapa midiático- temático, que permite representar visualmente as estratégias de expansão transmídia de textos associados a um texto de referência, nos moldes da transmidiação (Fechine, 2018). As etapas sucessivas que constituem o método são: a) caracterização do jornalismo transmídia; b) discussão do projeto transmídia; c) roteirização do texto de referência; d) roteirização dos textos de expansão; e) revisão do mapa midiático-temático; f) produção jornalística transmídia; e g) circulação jornalística transmídia. A ferramenta e o método propostos foram colocados à prova em disciplinas dos cursos de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), demonstrando que a roteirização para reportagens especiais transmídia, baseada no desdobramento dos aspectos temáticos, sustenta-se tanto teórica quanto operacionalmente. Os roteiros produzidos pelos estudantes com o emprego do método mostraram que este estimula efetivamente o desenvolvimento de textos de expansão, fazendo avançar o percurso temático segundo determinadas organizações argumentativas mais gerais. A pesquisa realizada constatou a operatividade do mapa temático- midiático para o ensino de jornalismo e, a partir da avaliação feita pelos jornalistas em formação, sinalizou ainda seu potencial para emprego por profissionais, o que poderá ser realizado em experiências futuras.

Externa à Instituição - GEANE CARVALHO ALZAMORA - UFMG
Interna - 1130893 - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES
Externa à Instituição - MARIA CAROLINA MAIA MONTEIRO - UNICAP
Externa ao Programa - 2283083 - PAULA REIS MELO - nullPresidente - 1512228 - YVANA CARLA FECHINE DE BRITO