O EMBATE ENTRE CIÊNCIA E PSEUDOCIÊNCIA NO YOUTUBE: O CASO DOS CANAIS “FÍSICA E AFINS” E
“PROF. DANIEL GONTIJO”
Desinfomação científica; Ciência e pseudociência; Comunicação da ciência; YouTube
Esta dissertação objetiva analisar de que modo se estabelece no YouTube o discurso argumentativo de comunicadores de ciência contra conteúdos pseudocientíficos. Para tanto, a pesquisa se debruça sobre os canais "Física e Afins" e "Prof. Daniel Gontijo", com foco nos vídeos em resposta a alegações ligadas ao universo da espiritualidade, religião, saúde e autoajuda que mobilizam conceitos da Física Quântica. A escolha e o interesse nesta área específica da ciência se justifica porque a física quântica trata de fenômenos que ocorrem em escalas extremamente pequenas, onde as leis da física clássica ou newtoniana não se aplicam adequadamente e seus pressupostos têm sido, nas últimas décadas, utilizados para explicar fenômenos tidos como sobrenaturais e paranormais, além de provas para alegações de fé e de crenças religiosas. Para analisar os vídeos, utilizaremos metodologia baseada na Análise Argumentativa e no conceito de dialogismo de Bakthin.