PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALVARO RENAN JOSE DE BRITO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALVARO RENAN JOSE DE BRITO ALVES
DATA : 19/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
TÍTULO:

CARTOGRAFANDO FORMAS E PRÁTICAS DO CINEMA-ENSAIO – PARA UMA PEDAGOGIA DO OLHAR E UM PENSAMENTO POR IMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Filme-ensaio; Cine-pedagogia; Cinema-educação; Pedagogia do olhar.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

O presente trabalho procura desenvolver a relação entre pensamento e filme-ensaio, a partir de revisão teórica sobre o tema do ensaísmo no cinema e de articulações com autores da Educação. Pretende-se elaborar os contornos de uma pedagogia do olhar e um pensamento por imagem a partir da prática de visualização e realização de filmes de caráter ensaístico (seja documental, documentário autobiográfico, inscrição em primeira pessoa), cujos gestos de montagem (interromper e repetir) reforçam a singularidade da forma de pensar do cinema. Por outro lado, procuramos compreender o lugar especial que o espectador assume diante de filmes-ensaísticos, tentando pensar, de forma analógica, o estatuto do espectador e o lugar do “aprendente” no contexto de uma educação cinematográfica (ou de uma Cine-pedagogia). Apresentamos o relato de uma experiência de
disciplina (Currículo, Cinema e Educação), ministrada por mim e pelos professores Thiago Antunes e Thereza Didier, para o curso de Pedagogia, no Centro de Educação da UFPE. A disciplina tinha como propósito estimular a apropriação de repertório de filmes ensaísticos, de instrumentos, técnicas e estratégias de trabalho com arquivos de imagem e som. Daí também a importância de pensarmos a ideia de “arquivo” no contexto de disponibilização
e circulação caótica das imagens na Internet, bem como a importância do fazer fílmico como gesto de criação de remansos de memória e atenção para esse material. Por fim, discutimos no capítulo de conclusão o problema da produção da dúvida através do uso gratuito e irresponsável de ferramentas de edição e o lugar do cinema, especialmente do filme-ensaio, para pensar a dúvida sob outro ângulo: não aquela que implica descrença no mundo e indiferença, mas a que nos coloca a postos para assumir a responsabilidade de olhar de frente para seus problemas, violências e desigualdades. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1025436 - CATARINA AMORIM DE OLIVEIRA ANDRADE
Interna - 3227594 - CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
Externa ao Programa - 2228667 - MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES - nullPresidente - 1435892 - NINA VELASCO E CRUZ
Externa à Instituição - ROBERTA OLIVEIRA VEIGA - UFMG
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 12:27
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