EDUCOMUNICAÇÃO, DECOLONIALIDADE E ALGORÍTMOS: COMUNICADORES INDÍGENAS NO INSTAGRAM
Educomunicação; Pós-colonialismo; Decolonialidade; Povos indígenas; Movimentos Sociais; Redes Sociais;
Algorítimo;
A educomunicação é um campo que busca integrar a educação e a comunicação, capacitando as comunidades e os
cidadãos a utilizarem dos meios de comunicação para promover uma melhor compreensão das questões locais, conscientizar as comunidades sobre o poder da articulação comunitária na sociedade e o papel da comunicação e do
diálogo na construção de conhecimentos e na conquista de melhores condições de vida (Peruzzo, 19998; Soares, 1999; Martin-Barbero, 1999; Sodré, 2012). A partir da proposta da educomunicação e da decolonização
(Quijano, 1992), essa pesquisa faz uma análise de perfis e de conteúdos produzidos por usuários indígenas do Instagram, investigando a operacionalização da plataforma e o seu algoritmo. Considerando a importância da divulgação de conteúdos decoloniais nas redes sociais digitais para a conscientização da sociedade, pretende-se levantar discussões e propostas que colaborarão com as práticas educomunicativas, agregando à área a importância do conhecimento publicitário na exposição de ideias nas mídias sociais.