PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO MARCELO PONTES FERRAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO MARCELO PONTES FERRAZ
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Via Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

CLASSIFICAÇÃO ALGORÍTMICA DE ARQUIVOS MUSICAIS: Percepções dos usuários e influência nas práticas de escuta


PALAVRAS-CHAVES:

Mídia e Música, Gênero Musical, Teoria Ator-Rede, Cultura Algorítmica, Sistemas de Recomendação, Interação Humano-Computador


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Esta pesquisa utiliza a Teoria Ator-Rede (TAR) para analisar o streaming de música como um sistema sociotécnico complexo, onde interações entre agentes, como usuários e algoritmos, são estudadas como uma relação de retroalimentação. A plataforma de streaming é vista como controladora de fluxos online, abordando a relação usuário-algoritmo e a influência de objetos técnicos na subjetividade e fruição musical. Destaca-se a relação simbiótica entre algoritmo e usuário, com este último desempenhando papel crucial no desenvolvimento contínuo dos sistemas ao deixar-se ser monitorado. O trabalho explora o conceito de gênero musical e as práticas classificações de musical por algoritmos de inteligência artificial das plataformas de streaming. Destaca-se a fluidez e interseções dos gêneros, com a TAR auxiliando na análise musical ao compreender estas relações multifacetadas. Discutindo assim a fluidez do conceito de gênero musical, unindo dados de streaming com perspectivas de Latour, Piekut e Drott para propor uma análise flexível dos gêneros. Em adição, o trabalho (1) explora como as interações dos usuários no Spotify  moldam a experiência musical, enfatizando recomendações personalizadas e técnicas de filtragem. (2) Aborda a evolução das práticas de classificação musical no Spotify e a análise de propriedades musicais por algoritmos de processamento de áudio. (3) Examina a personalização extrema e seu impacto na exploração musical, ressaltando como a interação usuário-algoritmo pode limitar a diversidade musical. O texto também (4) expõe impressões de usuários entrevistados sobre as formas de classificação musical na interface da plataforma de streaming e como estas classificações são agenciadas pelos usuários no momento de interação com a plataforma.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1121252 - JEDER SILVEIRA JANOTTI JUNIOR
Externo à Instituição - PAULO FALTAY FILHO - UFRJ
Externo à Instituição - TOBIAS ARRUDA QUEIROZ - UERN
Notícia cadastrada em: 30/08/2023 08:22
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