PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO ELISIO CARNEIRO CÂMARA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO ELISIO CARNEIRO CÂMARA
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Via Videoconferência Google Meet

Entre Escolas Sonoras: a influência das Escolas Estadunidense e Francesa na sonoridade do Cinema Brasileiro.

Cinema e história; Estética e cultura audiovisual; Som Direto; Cinema Brasileiro.

Entre Escolas Sonoras: a influência das escolas estadunidense e francesa na sonoridade do cinema brasileiro propõe uma reflexão na área de estudos de som sobre a constituição de padrões que distingam e classifiquem duas escolas sonoras, estadunidense e francesa, e suas influências/interferências na sonoridade do cinema brasileiro, buscando traçar um corpus de filmes que tenham a marca dessas sonoridades. Pretende discutir acerca do conceito de escola sonora e como pode ser aplicado ao som cinematográfico, observando a gênese do conceito, como foi construída essa classificação, e quais contextos históricos (e de poder) possibilitaram a referência marcadamente estadunidense e francesa. Além disso, examinar as possibilidades de existência de outras escolas, e/ou a formatação de uma escuta extremamente ocidentalizada, que teria favorecido essa classificação dualista.

Externa à Instituição - VIRGINIA OSÓRIO FLORES - UNILAB
Externa à Instituição - SÉRGIO PUCCINI SOARES - UFJF
Presidente - 1670247 - RODRIGO OCTAVIO D AZEVEDO CARREIRO
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 08:20