PPGCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CAC DEPARTAMENTO DE COMUNICACAO SOCIAL - CAC Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DE SOUZA NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA DE SOUZA NUNES
DATA : 29/09/2023
LOCAL: Via Videoconferência Google Meet
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE EXTERIOR E NAS INTERVENÇÕES URBANAS NO BRASIL E NA
ESPANHA.


PALAVRAS-CHAVES:

publicidade exterior; intervenção urbana; representação de mulheres; proposta multimodal; discurso interseccional.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Os aparatos imagéticos que compõem o espaço público das cidades são entendidos como linguagem e produtores de sentidos. Considerando isso, esta pesquisa estuda como as mulheres são representadas a partir de elementos visuais da comunicação urbana, assim como tais imagens são percebidas pelo público feminino. Desse modo, busca-se analisar as imagens de mulheres na publicidade exterior (outdoors, painéis, fachadas) e nas intervenções urbanas (grafites, pichações e lambe-lambes) circulantes nas cidades de Natal (Rio Grande do Norte), do Recife (Pernambuco), no Brasil, e de Barcelona (Comunidade Autônoma da Catalunha), na Espanha. Metodologicamente, emprega-se a observação etnográfica por 13 vias dessas cidades entre os anos
de 2020 e 2023, com o registro e coleta de 691 imagens publicitárias e 272 imagens de intervenções urbanas. Para a verificação da recepção, foram realizadas entrevistas com 30 receptoras das imagens nas cidades. Para observar a percepção da produção, foram entrevistadas quatro (4) produtoras de intervenções urbanas. Como aporte teórico e metodológico, utiliza-se a proposta metodológica multimodal de Lorite García (2021),  ecorrem-se às compreensões sobre identidade cultural (Hall, 2006), relacionando-as aos conceitos de interseccionalidade (Collins, 2021) e comunicação (Carrera, 2021). Utilizam-se também as contribuições de interlocutores inseridos nos estudos urbanos, que investigam a cidade como linguagem e comunicação e a formação de paisagens simbólicas definidoras da cultura urbana (Silva, 2008; Canclini, 1990; Baldissera, 2019; Tvardovskas, 2013). Como resultados preliminares, observa-se que os discursos publicitários têm vieses machistas, racistas e classistas nos quais as mulheres são sub-representadas; que há reiteração de papéis sociais nos quais as mulheres são inferiorizadas e objetificadas; que nas intervenções urbanas existem mais diversidade de corpos femininos; há mais mulheres negras, indígenas, idosas, com deficiência e LGBTQIA+. Quanto às receptoras das imagens, reconhecem uma tímida tentativa de representação da diversidade pela publicidade, mas preferem as representações trazidas pelas intervenções urbanas por encontrarem pautas e temas dos seus cotidianos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1241843 - FERNANDA CAPIBARIBE LEITE
Presidente - 1130893 - ISALTINA MARIA DE AZEVEDO MELLO GOMES
Externo à Instituição - Josenildo Soares Bezerra - UFRN
Externo à Instituição - Nicolás Lorite García - UAB
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 10:18
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