Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMIRES DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMIRES DO NASCIMENTO
DATA : 16/09/2022
LOCAL: PPGERO/REMOTO/14:30H

LETRAMENTO DIGITAL DE IDOSOS COMUNITÁRIOS E FATORES ASSOCIADOS

Palavras Chave (Em português com até 05 palavras separadas por ponto): Idosos. Letramento digital. Tecnologias da Informação e Comunicação.

O aumento da expectativa de vida, com consequente envelhecimento da população, é uma realidade mundial. O processo de envelhecimento é complexo, multifatorial e dinâmico, influenciado por diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo, podendo acarretar uma série de alterações biopsicossociais, levando a perdas funcionais, redução da autonomia e participação social. Paralelo ao envelhecimento populacional, vivenciamos um acelerado avanço tecnológico, principalmente no que diz respeito às Tecnologias de Informação e Comunicação, fazendo parte do cotidiano das pessoas. Entretanto, quanto ao acesso e apropriação do uso das tecnologias, os idosos apresentam significativa desvantagem. A promoção do letramento digital para pessoas idosas é fundamental para garantir o engajamento desse público a apropriar-se dos benefícios das tecnologias. Existem diversos atributos que influenciam no processo de letramento digital da pessoa idosa. É necessário o mapeamento de aspectos da vida do idoso que irão interferir diretamente na aquisição e na motivação para o enfrentamento de novos desafios como o letramento digital. Assim, o estudo tem como objetivo analisar os aspectos envolvidos no letramento digital de idosos comunitários. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, realizada através de um estudo transversal, na  sede do PROIDOSO da Universidade Federal de Pernambuco. Serão coletados através de questionários dados sociodemográficos, aspectos biológicos e funcionais, avaliação do conhecimento e uso da tecnologia e biografia digital de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Os dados quantitativos serão analisados pelo software StatisticaStatSoft 12, considerando p<0.05. Quanto à análise qualitativa, será realizada a técnica de análise de conteúdo, visando a organização do conteúdo em categorias. Os idosos não são letrados digitalmente, apresentando pouco conhecimento sobre as tecnologias. Fatores como, baixa escolaridade, baixas condições socioeconômicas, maior comprometimento emocional e cognitivo e menor independência funcional, podem estar associados a esta dificuldade.

Externa à Instituição - TAIUANI MARQUINE RAYMUNDO
Interna - 2696848 - ANNA KARLA DE OLIVEIRA TITO BORBA
Presidente - 1727007 - MARIA DAS GRACAS WANDERLEY DE SALES CORIOLANO
Notícia cadastrada em: 06/09/2022 12:17