Banca de DEFESA: AMANDA MARIA PEREIRA

DATA : 05/07/2022
LOCAL: PPGERO / REMOTO - 14h

Funcionalidade familiar e prevenção da covid-19 em idosos

Covid-19. Prevenção de doenças. Família. Idoso.

A Covid-19 apresenta-se variando entre indivíduos assintomáticos a quadros críticos, de modo que pessoas idosas são mais propensas a apresentar péssimos resultados em comparação com a população geral. O apoio familiar é fundamental para efetivação das medidas de cuidados contra o coronavírus quando se trata da população idosa. Entender a funcionalidade da família é peça indispensável no cuidado ao idoso. Este estudo objetivou avaliar a relação entre funcionalidade familiar e Conhecimentos, Atitudes e Práticas para prevenção da Covid-19 em idosos do Recife. Trata-se de um estudo transversal, integrante do estudo maior “Programa de prevenção para a saúde do idoso frente à pandemia de Covid-19 no Município do Recife: uma proposta de ação baseada em evidências científicas”. As variáveis independentes foram funcionalidade familiar e levantamento sociodemográfico. A variável dependente consistiu em Conhecimentos, Atitudes e Práticas de prevenção da Covid-19, construída através da Análise de classes Latentes. Para a análise de dados foi utilizada estatística descritiva e modelos de regressão logística multinomial. O padrão de respostas dos idosos pesquisados permitiu categorizar as classes como: Classe 1 (Conhecimento e Atitude regulares, Prática boa), Classe 2 (Conhecimento, Atitude e Prática excelentes) e Classe 3 (Conhecimento e Atitude bons, Prática regular). Pessoas idosas que se sentem, às vezes, satisfeitas como passam o tempo com a família apresentam 70% mais chances de pertencer à Classe 3. Possuir o Científico ou Magistério proporciona 40% mais chance de pertencer à Classe 2. A escolaridade apresenta importante determinante em saúde, possibilitando a adesão de condutas saudáveis. Sobre a funcionalidade familiar, uma rede social fortalecida colabora para as medidas de cuidado entre os idosos durante a pandemia de Covid-19. Estes achados permitem identificar a relevância e efeito de variáveis sociodemográficas e organização familiar sobre as medidas de precaução contra o novo coronavírus entre pessoas idosas.

Externa ao Programa - 666.272.814-49 - CRISTINE VIEIRA DO BONFIM - FJN
Interna - 1727007 - MARIA DAS GRACAS WANDERLEY DE SALES CORIOLANO
Presidente - 2635510 - RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA
Notícia cadastrada em: 20/06/2022 13:35