Banca de DEFESA: MARIA CAROLINA MENDONCA CORREA LIMA

DISCENTE: MARIA CAROLINA MENDONCA CORREA LIMA
DATA : 07/02/2024
LOCAL: PPGERO/REMOTO

QUALIDADE DE VIDA E FATORES ASSOCIADOS EM IDOSOS COM MIELOMA MÚLTIPLO TRATADOS NO SUS

Idosos. Mieloma Múltiplo. Qualidade de Vida.

O Mieloma Múltiplo (MM) é um câncer de células plasmáticas, que acomete principalmente a população idosa, com idade média de 70 anos. Representa cerca de 2% dos cânceres e ocupa a segunda posição dentre as neoplasias hematológicas. Apesar da melhora da sobrevida dos indivíduos com MM, ainda se trata de patologia incurável, marcada por recaídas e remissões, com impacto sobre a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) das pessoas acometidas. Em pacientes convivendo com o câncer, os fatores, que interferem negativamente na QVRS, quando minimizados acarretam melhores desfechos clínicos. O presente estudo objetivou avaliar a QVRS e os fatores associados em idosos com MM em 1a linha de tratamento ou recaídos, tratados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, onde os participantes foram caracterizados do ponto de vista sociodemográfico e clínico e obtido comparações com os escores de QVRS. A QVRS foi avaliada a partir dos questionários: Quality of Life Questionnaire of European Organization Research for Treatment of Cancer (EORTC-QLQ C-30) e Quality of Life Questionnaire of Multiple Myeloma-20 (EORTC QLQ-MY20). Dos 27 pacientes incluídos, a maioria se encontra entre 60 e 69 anos, são pretos/pardos, casados, possuem baixa escolaridade, subtipo IgG Kappa, menos de 5 anos de doença, submetidos apenas a uma linha de tratamento, sem passado de Transplante de Medula Óssea (TMO), apresentam multimorbidade e polifarmácia, bom índice de desempenho e estadiamento avançado. Baixa escolaridade, viúvos/divorciados, multimorbidade e pior "Performance Status" demonstraram deterioração significante na QVRS. Contemplar e controlar os aspectos multifatoriais dos idosos com MM são estratégias para melhorar QVRS.

Externo ao Programa - 1370287 - GLAUBER MOREIRA LEITAO - nullPresidente - 2200373 - HUGO MOURA DE ALBUQUERQUE MELO
Interna - 1727007 - MARIA DAS GRACAS WANDERLEY DE SALES CORIOLANO
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01