Banca de DEFESA: MARCELA DOS SANTOS ARRUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELA DOS SANTOS ARRUDA
DATA : 28/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGERO/REMOTO/14:00H
TÍTULO:

IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES DE RISCO PARA OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM IDOSOS ADMITIDOS NA EMERGÊNCIA POR OUTRAS CAUSAS: UM ESTUDO DE COORTE PROSPECTIVO.


PALAVRAS-CHAVES:

Quedas; Departamento de emergência; Idosos.


PÁGINAS: 49
RESUMO:

Se o Brasil possuía uma esperança de vida ao nascer de 35 anos em 1920, com a população sendo composta de 4% de idosos, esse número em 2010 já representava 10.8% da população, com uma esperança de 74 anos. Com o aumento da idade, há em todo o mundo um incremento do risco de queda; são a causa mais comum de acidentes e morbidade associadas ao evento em idosos, sendo nessa população a principal causa de procura por atendimento médico de urgência. Os fatores de risco para quedas nos idosos são multifatoriais, devido a condições demográficas, médicas e declínios neuropsicológicos e sensório-motor. Podem levar a consequências adversas que vão de lesões físicas a redução de funcionalidade e qualidade de vida, até mesmo óbito. Associado a isso, os idosos atendidos em serviços de emergência tem risco aumentado de queda independente do motivo incentivador da busca pelo atendimento, com quedas de índice elevado de gravidade. Apesar de todos os fatores citados, há ainda uma lacuna sobre estratégias para rastreio e prevenção de quedas após alta hospitalar. Entender os fatores associados ao aumento do risco de quedas auxilia na criação de medidas preventivas para a população idosa. Objetivos: Descrever a incidência e características de quedas e seus fatores de risco em até seis meses em idosos agudamente enfermos admitidos através do pronto-atendimento por queixas não relacionadas a quedas. Métodos: Estudo de coorte prospectiva incluindo pacientes acima de 65 anos admitidos através do pronto-atendimento de hospital terciário com admissão não relacionada a queda. Acompanhamento por um período de 6 meses através de contatos telefônicos em 30, 90 e 180 dias para avaliação dos desfechos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2696848 - ANNA KARLA DE OLIVEIRA TITO BORBA
Presidente - 2200373 - HUGO MOURA DE ALBUQUERQUE MELO
Externo à Instituição - PEDRO KALLAS CURIATI
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 12:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05