Banca de DEFESA: TAYRAN OLIVEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYRAN OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA : 25/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO:

INDICE DE ÁREA FOLIAR E VALIDAÇÃO DO SISTEMA DE UNIDADE DE RESPOSTA HIDROLÓGICA PARA PERNAMBUCO (SUPer) NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TERRA NOVA-PE.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Semiárido; Índice de Área Foliar; Segurança hídrica; SUPer; VANTs; Adiva.

 


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A região semiárida do Nordeste apresenta desafios quanto a disponibilidade hídrica, então, o conhecimento da variabilidade climática em bacias hidrográficas colabora no entendimento dos processos hidrológicos e como estas variações influenciam na dinâmica vegetativa, uma vez que, o comportamento da vegetação está diretamente ligado ao processo hidrológico. O uso das geotecnologias no estudo das variáveis ambientais, dentre elas o Índice de Área Foliar (IAF) tem ajudado a compreender os processos fisiológicos da vegetação. O objetivo deste estudo foi analisar o IAF em uma bacia do semiárido através de dados observados e estimados e avaliar sua correlação. O estudo foi desenvolvido na Bacia Hidrográfica do rio Terra Nova e o IAF foi obtido através de imagens do satélite Landsat 8 – OLI para o período (2013-2022), Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTS), Análise do Índice de Vegetação e Água (ADIVA) e do Sistema de Resposta Hidrológica para Pernambuco (SUPer). Os resultados obtidos mostraram que o valor do IAF para toda a bacia variou entre valores negativos até 6, sendo estes valores influenciados pela localização da área de estudo, bem como a distribuição da precipitação que se concentra nos primeiros meses do ano.  Os dados do IAF do entorno do reservatório Nilo Coelho demonstraram que a ocupação urbana tem contribuído para a alteração do comportamento hídrico, onde foi possível identificar atividade fitoplanctônica, o que contribuiu para o alto valor do IAF que apresentou valores entre 0,1 e 4,2, onde os maiores valores se concentram onde há corpo hídrico coberto por vegetação, o que indica manejo inadequado da água. A validação entre o IAF do SUPer com os demais IAF não apresentaram bons valores, evidenciando que não há uma boa correlação.   No entanto, os resultados deste estudo contribuem para a avaliação da dinâmica temporal do IAF colaborando no monitoramento da vegetação. Já com relação ao Adiva, sua utilização mostrou ser uma ferramenta eficiente quanto ao estudo de análises ambientais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELISABETH REGINA ALVES CAVALCANTI SILVA - IFMA
Externo à Instituição - INAJÁ FRANCISCO DE SOUSA - UFS
Presidente - 1510820 - JOSICLEDA DOMICIANO GALVINCIO
Interna - ***.062.654-** - REJANE MAGALHÃES DE MENDONÇA PIMENTEL - UFRPE
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 11:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06