Banca de DEFESA: JOÃO PAULO GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 16/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: POR VIDEOCONFERENCIA
TÍTULO:

IMPACTOS DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO E DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA COMUNIDADE PESQUEIRA DO LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO: uma análise da reprodução social da saúde


PALAVRAS-CHAVES:

Pesca Artesanal;  Petróleo; Vigilância em Saúde Ambiental; Reprodução social da Saúde; Vulnerabilidades Socioambientais.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

No mês de agosto de 2019 aconteceu o maior desastre  envolvendo derramamento de petróleo na história do Brasil, considerada a maior  tragédia socioambiental que acometeu o litoral  brasileiro. No ano de 2020 somaram-se aos problemas presentes nos territórios pesqueiros a crise sanitária da pandemia da COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV 2) que modificou o modo de vida tradicionais. Esta pesquisa busca analisar os impactos do derramamento de petróleo e os efeitos da pandemia da COVID-19 nas condições de vida e saúde da comunidade de Carne de Vaca, no litoral do município de Goiana, litoral Norte do estado de Pernambuco. Trata-se de  um estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratória  que será conduzida pelos princípios da abordagem ecossistêmica em saúde. O trabalho terá como categorias de análise as dimensões da Reprodução Social da Saúde de Juan Samaja (2000) e seus condicionantes de macro e microcontextos que interagem nos planos “biocomunal”, da “autoconsciência e da conduta”, “tecno-econômica” e “ecológico-política”.

Os pescadores de Carne de Vaca possuem condições de vida precárias e convivem com a exclusão social e desvalorização do trabalho pesqueiro. Embora não tiveram contato com o petróleo cru, os impactos puderam ser sentidos em profundidade nas diversas dimensões da reprodução social pesqueira local, principalmente a dimensão tecnoeconômica, a qual foi profundamente afetada pela pandemia da COVID-19 que modificou o trabalho pesqueiro em virtude do adoecimento dos pescadores, dos bloqueios em cadeias produtivas, danos financeiros, culturais e psicossociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANSELMO CESAR VASCONCELOS BEZERRA - IFPE
Externo à Instituição - MARCILIO SANDRO DE MEDEIROS
Interna - ***.062.654-** - REJANE MAGALHÃES DE MENDONÇA PIMENTEL - UFRPE
Presidente - 2314837 - SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 02/02/2023 07:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07