ANÁLISE SOCIAL E AMBIENTAL NO EIXO LESTE DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO, UTILIZANDO A TECNOLOGIA DRONE
Vulnerabilidade socia, recursos hídricos, PISF, uso e ocupação do solo.
A presente dissertação aborda a análise social e ambiental em um assentamento as margens do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, com foco no uso da tecnologia de drones para avaliar e compreender as implicações dessa mega infraestrutura. O estudo buscou integrar as perspectivas social e ambiental para oferecer uma visão abrangente dos impactos desse projeto. A pesquisa de início examinou o contexto do que se pode compreender como vulnerabilidade social e em escala ambiental, além disso, foi feito uma introdução com base no contexto histórico e as motivações por trás da construção da Transposição do São Francisco, destacando seu papel na segurança hídrica e desenvolvimento regional. Após o levantamento bibliográfico são detalhados os métodos de coleta de dados, com ênfase no uso de imagens aéreas para mapear e monitorar a área de estudo de maneira eficaz e precisa. No aspecto social, a dissertação contou com a aplicação de questionário e a utilização da metodologia empírica de fotografias, considerando aspecto, acesso à água potável e atividades econômicas. No que diz respeito ao aspecto ambiental, o estudo analisou os impactos sobre o uso e ocupação do solo, disponibilidade hídrica a longo prazo. A utilização de drones revela informações sobre mapeamento de possíveis áreas agrícolas. A dissertação conclui com uma avaliação crítica dos resultados, destacando os desafios e benefícios da implementação da Transposição. Além disso, são apresentadas recomendações para aprimorar a gestão, promovendo o desenvolvimento sustentável e a coexistência harmoniosa entre as necessidades humanas e a proteção ambiental. Este estudo apresenta uma contribuição significativa para a compreensão das implicações sociais e ambientais de megaprojetos de infraestrutura no semiárido, ao mesmo tempo que destaca a importância do monitoramento das políticas públicas.