SPATIAL DECISION MODEL FOR URBAN PLANNING
Modelo de decisão. Planejamento urbano. Tomada de decisão espacial
O processo de tomada de decisão é uma tarefa inerente ao ser humano, e como todas as
escolhas e ações são baseadas em preferências, as decisões são tomadas naturalmente. No
entanto, existem decisões mais complexas que requerem o uso de uma abordagem multicritério
para suporte à decisão (MCDM/A). Esta tese apresenta uma coleção de artigos baseados no
uso de métodos estatísticos, de otimização e multicritério para a tomada de decisão espacial.
Inicialmente, foi proposta uma revisão sistemática da literatura sobre modelos de aprendizagem
em MCDM/A, sendo identificada uma inclinação para estudos de sistemas de recomendação e
avaliação de interações entre critérios. Além disso, constatou-se que os critérios de análise muitas
vezes ficavam restritos a um único banco de dados, podendo comprometer o entendimento das
preferências. Assim, considerando a construção de bancos de dados múltiplos, foram propostas
análises de atratividade espacial, conectividade e vulnerabilidade. No Capítulo 4, a atratividade é
apresentada de acordo com a perspectiva das pessoas e, ao reconhecer os fatores de importância, é
possível identificar as demandas populares para o planejamento urbano. O objetivo era considerar
as políticas administrativas, bem como os aspectos físicos de uma região, como resultado obtevese
a classificação de atratividade das regiões. No capítulo 5, a novidade diz respeito à relação
entre regiões quanto à presença de terminais logísticos em termos de área de cobertura e fluxos
entre terminais, melhorando a percepção regional de conectividade à medida que a rede de bens e
pessoas ganha espaço e pode ser analisada no contexto da competitividade, por meio do ranking
de conectividade das regiões. No Capítulo 6 é desenvolvido um framework multimetodológico
sobre a segurança pública no planeamento urbano. O objetivo diz respeito ao uso de múltiplos
bancos de dados e ferramentas para análise espacial, estatística e de decisão para uma melhor
compreensão das questões de vulnerabilidade, por meio daclassificação de vulnerabilidade
das áreas. No Capítulo 7, buscou-se entender as preferências em ocorrências de crimes, e foi
encontrada uma forte relação entre as preferências de atratividade e conectividade com roubos.