Banca de DEFESA: GABRIELLY CAROLINE MENDES DA CUNHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLY CAROLINE MENDES DA CUNHA
DATA : 17/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ANÁLISE DA DECISÃO DE COMPRA E DE CONSUMO SOB O EFEITO PLACEBO DE EMBALAGENS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL UTILIZANDO EYE-TRACKING


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência e Decisão, Neuromarketing, Embalagens, Efeito Placebo, Eye-tracking.


PÁGINAS: 82
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o efeito placebo das variações na forma da embalagem, de suco de fruta e sorvete, sobre a quantidade percebida de produto, como também analisar a relação entre a atenção e o efeito placebo. Além disso, foi analisada a relação entre o efeito placebo e os comportamentos de decisão de consumo e atenção em embalagens de sorvete. Portanto, a fim de analisar o comportamento ocular e inferir sobre a atenção dos consumidores, foi realizado um experimento utilizando a ferramenta de rastreamento ocular, o Eye-tracking. Nesse sentido, a pesquisa é classificada como aplicada e explicativa, com abordagem qualitativa e quantitativa. Como estímulos foram desenvolvidos um total de oito embalagens que variaram em função do tipo de produto (suco de frutas ou sorvete), do formato da embalagem (retangular e triangular, retangular e redonda, respectivamente) e do sabor (laranja e maçã, creme e chocolate, respectivamente). Esses estímulos foram desenvolvidos de forma que, variações na forma das embalagens, causassem uma impressão de tamanhos diferentes (volumes diferentes), mesmo que as embalagens possuíssem o mesmo volume do produto (para os sucos 300ml e para os sorvetes 1L). Além disso, para investigar a decisão de consumo, foram utilizadas imagens de sorvetes reais, variando o formato das embalagens (retangular e redonda). De modo geral, os resultados obtidos indicam que as diferentes formas das embalagens influenciaram a percepção de quantidade/volume diferentes dos produtos, sugerindo haver o efeito placebo. Além disso, as análises sugerem que existe uma relação entre atenção e efeito placebo, observada em termos das variáveis: forma da embalagem, decisão de consumo e informação do volume apresentada no design da embalagem. Portanto, espera-se que esta pesquisa contribua para o estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento de embalagens de produtos que atraiam a atenção dos consumidores e influenciem a decisão de consumo. Além disso, os resultados obtidos podem ter impacto econômico, financeiro e social nas decisões na indústria, já que pode otimizar as demandas e promover uma maior competitividade para as empresas, gerando, possivelmente, mais empregos e como resultado as empresas poderão melhorar o nível de procura dos seus produtos. Ademais, de uma perspectiva ambiental, a otimização de recursos pode ser um meio de conseguir uma produção mais sustentável, desde a redução de desperdício à concentração da produção de embalagens visualmente mais atrativas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2292895 - DENISE DUMKE DE MEDEIROS
Interna - 3184359 - LUCIA REIS PEIXOTO ROSELLI
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE PEREIRA MELLO
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 09:16
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